tag:blogger.com,1999:blog-1596229483501117319.post2949371623506315317..comments2023-05-24T09:54:34.929+01:00Comments on valkirio: RienziPaulohttp://www.blogger.com/profile/00381841591299117606noreply@blogger.comBlogger9125tag:blogger.com,1999:blog-1596229483501117319.post-73029888508304207572012-01-29T12:53:39.828+00:002012-01-29T12:53:39.828+00:00É hoje. Toi toi toi.É hoje. Toi toi toi.Paulohttps://www.blogger.com/profile/00381841591299117606noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1596229483501117319.post-50131509587509201062012-01-25T22:54:31.949+00:002012-01-25T22:54:31.949+00:00Caro Hugo,
Obrigado por partilhar esta espantosa i...Caro Hugo,<br />Obrigado por partilhar esta espantosa informação. Como o Raul escreveu, melhor é impossível. Para um amador como eu, é mais uma lição!FanaticoUmhttps://www.blogger.com/profile/15851818873030262585noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1596229483501117319.post-67894930399317443112012-01-25T01:29:33.601+00:002012-01-25T01:29:33.601+00:00Caro Hugo,
Substanciosíssima informação acaba de ...Caro Hugo,<br /><br />Substanciosíssima informação acaba de nos relegar. Muitos parabéns, melhor é impossível. <br />Quanto à Siw Wennberg, é claro que também a vi no Navio Fantasma, desta vez no Coliseu. Lembro-me de ter gostado muito da récita, em particular da prestação de Leif Roar no Holandês. Desse Don Giovanni, com uma grande dose de intérpretes portugueses, impecáveis nas suas prestações, há a destacar a presença viril de Roger Soyer, então um dos melhores Don Giovanni do momento. <br />Sobre a sua lista, bem gostaria de conhecer o Adriano de Christa Ludwig.Raulnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1596229483501117319.post-40876803883789840782012-01-24T20:35:10.975+00:002012-01-24T20:35:10.975+00:00Caro Hugo,
Obrigado pela (segundo me parece) comp...Caro Hugo, <br />Obrigado pela (segundo me parece) completíssima informação.Paulohttps://www.blogger.com/profile/00381841591299117606noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1596229483501117319.post-24233920583754481022012-01-24T18:03:10.083+00:002012-01-24T18:03:10.083+00:00Caro Raul,
permita-me, tão-somente, acrescentar q...Caro Raul,<br /><br />permita-me, tão-somente, acrescentar que, das intérpretes evocadas a propósito da gravação do Rienzi realizada pela EMI, Siv Wennberg, para além da Donna Elvira (ladeada por Roger Soyer, Elizette Bayan, Steven Haas, Enrico Fissore, Peter Meven, Elsa Saque e Heinz Holecek, precisamente, sob a direcção de Heinrich Hollreiser – 23, 25 e 27 de Junho de 1978), já havia cantado, em Lisboa, a Senta do Holandês Voador, junto a Leif Roar, Matti Kastu, Victor von Halem, Helena Cláudio e Vasco Gil. O maestro era Siegfried Köhler (18 e 20 de Junho de 1977).<br /><br />Por seu turno, Janis Martin, na singular ocasião em que se apresentou no palco de São Carlos, interpretou a Sieglinde da Valquíria, integrando-se num elenco composto por Jon Andrew, Roberta Knie, Rudolf Holtenau, Gwynne Cornell e Peter Meven, com direcção orquestral a cargo de Georges Sebastian (12 e 14 de Março de 1976).<br /><br />Termino, apelando a uma dose mínima de indulgência por parte de todos quantos, intrepidamente, se embrenharam nestas linhas, inapelavelmente, pejadas de tão massiva verborreia.Hugo Santoshttps://www.blogger.com/profile/17949828524991963693noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1596229483501117319.post-76753821428982139052012-01-24T17:53:28.568+00:002012-01-24T17:53:28.568+00:00Caro Raul,
tal como constata, o papel de Adriano ...Caro Raul,<br /><br />tal como constata, o papel de Adriano encerra uma considerável exigência em termos puramente vocais, obrigando a um instrumento de ampla extensão. A analogia estabelecida com um papel deveras espinhoso, tal como se constitui o de Ortrud, reveste-se de particular perspicácia.<br /><br />Todavia, considerando quer a exígua discografia oficial, quer os registos fonográficos paralelos existentes, a assunção de Adriano é partilhada por um leque assaz díspar de intérpretes:<br /><br />1- Erna Schlüter, uma das mais notáveis Elektras da década de 40 e que, curiosamente, chegou a interpretar a Brunhilde do Crepúsculo em São Carlos no ano de 1949, assume o papel num registo oriundo da Rádio de Frankfurt, sob a direcção de Winfried Zillig (1950).<br /><br />2- Numa gravação de 1957, efectuada ao vivo na Ópera de Estugarda com direcção a cargo de Lovro Von Matacic, o tenor wagneriano/mozartiano Josef Traxel encarrega-se do papel em questão. Saliente-se que o protagonista é Wolfgang Windgassen.<br /><br />3- Christa Ludwig é o brilhante Adriano de uma versão preservada pela Rádio Austríaca, em 1960, sob a égide de Josef Krips.<br /><br />4- Hermann Scherchen assegura a direcção de uma versão em italiano produzida pelo Teatro Alla Scala em 1962. O papel regressa a uma tessitura tenoril por intermédio de Gianfranco Cecchele.<br /><br />5- Do mesmo modo, na edição de 1967 do Festival de Munique, o maestro Fritz Rieger dirige Richard Holm no papel.<br /><br />6- Forças anglo-saxónicas, pese embora na língua vernacular, sob a direcção de Edward Downes (1976), oferecem a leitura do soprano Lorna Haywood.<br /><br />7- A gravação comercializada pela etiqueta Orfeo, com Wolfgang Sawallisch à frente dos corpos artísticos da Ópera do Estado da Baviera, conta com o Adriano do barítono John Janssen (1983).<br /><br />8- Mais recentemente (2010), num registo vídeo captado na Ópera Alemã de Berlim, a personagem é interpretada pelo meio-soprano Kate Aldrich, cantora com a qual os frequentadores de São Carlos tiveram oportunidade de contactar em dois títulos rossinianos: O Barbeiro de Sevilha e A Italiana em Argel. Sebastian Lang encarrega-se da direcção orquestral.Hugo Santoshttps://www.blogger.com/profile/17949828524991963693noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1596229483501117319.post-75427940293105692702012-01-24T10:58:28.035+00:002012-01-24T10:58:28.035+00:00Comentário enviado pelo Raul (via e-mail):
"...Comentário enviado pelo <b>Raul</b> (via e-mail):<br /><br />"A tessitura de Adriano é, para mim, um precursor da Ortruda. O “Rienzi”que eu possuo é da Emi, (em estúdio) e foi produzido na defunta RDA. O som é bastante bom. O maestro é um desconhecido para mim: Heinrich Hollreiser. E o elenco é constituído pelo famoso René Kollo (Rienzi), Siv Wennberg (Irene), que eu vi em Lisboa na Dona Elvira e que na gravação aparte um certo descontrolo nos agudos mais fortes (tessitura exigente espera a Elisabete Matos) é uma cantora excelente, e Janis Martin (Adriano), a intérprete que mais me satisfaz. Esta notável cantora tanto cantava a Azucena (estreia da Price no Met) como a Kundry em Bayreuth na célebre gravação da Philips, talvez o melhor Parsifal do mercado. Desconheço se existe mais alguma gravação do Rienzi em estúdio no mercado. Esta comprei-a para aí há uns 20 anos e faz parte de uma colecção económica que havia da Emi. São 3 cds com mais música, em termos de tempo, do que as três óperas que vieram a seguir na cronologia wagneriana: O Navio Fantasma, Tannhauser e Lohengrin."Paulohttps://www.blogger.com/profile/00381841591299117606noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1596229483501117319.post-31186943210048062322012-01-23T16:18:04.322+00:002012-01-23T16:18:04.322+00:00Eve Queler e a "sua" Opera Orchestra of ...Eve Queler e a "sua" Opera Orchestra of New York (OONY) detém um considerável historial no que à apresentação deste título em particular concerne nos EUA.Hugo Santoshttps://www.blogger.com/profile/17949828524991963693noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1596229483501117319.post-23955305111362518002012-01-23T13:18:47.052+00:002012-01-23T13:18:47.052+00:00Não é brincadeira cantar o "Rienzi", poi...Não é brincadeira cantar o "Rienzi", pois que tanto o tenor (Rienzi) como os sopranos (Adriano e Irene) têm de ter muito volume para furar a orquestra, já para não falar do comprimento da ópera. Esta será uma das razões para levar pouco à cena música de Tão grande qualidade.Raulnoreply@blogger.com