Aproveite as noites agradáveis e não fique em casa. Logo à noite e amanhã, sempre pelas 22h00, o Largo de São Carlos acolhe a Orquestra Gulbenkian e a maestrina Joana Carneiro (FB) para um programa Tchaikovsky, a saber: "Romeu e Julieta", Abertura-Fantasia em Si menor e "O Lago dos Cisnes", suite, op. 20. É o Festival ao Largo.
2.7.10
30.6.10
Temos Pizarro
O campeonato que agora acabou foi, nas palavras de um amigo alemão, o "Mundial dos Golos-fora-de-jogo". E garanto que ele percebe da poda. Eu é que não, e aproveito já para mudar de assunto.
Em 1990, Artur Pizarro venceu o Concurso Internacional de Piano de Leeds e tocou o Concerto nº 3 de Rachmaninov. Era ainda um jovem, e Simon Rattle também, como podereis ver já a seguir.
A próxima temporada promete-nos muito Pizarro, com ciclos de Chopin em Lisboa (CCB) e no Funchal e também uma ida ao Porto. Atenção às agendas (vá a Tour Dates).
25.6.10
Elisabete Matos está cá
Não basta ter muito boa vontade para cantar em Portugal. É preciso que os organismos promotores de espectáculos programem e que, acima de tudo, não cancelem. O Festival de Ópera de Óbidos cancelou a produção de "Turandot" que tinha confirmada a presença de Elisabete Matos em Agosto.
Pode ouvi-la hoje em Guimarães, amanhã na Figueira da Foz e Domingo em Lisboa. Elisabete cantará "Les Nuits d'Été", de Berlioz, e "Sete Canções Populares Espanholas", de Falla. Cesário Costa dirigirá a Orquestra Metropolitana de Lisboa
22.6.10
Eugene Onegin
Não será muito comum valer a pena assistir a um espectáculo de ópera por causa de um papel secundário cantado por um baixo. Porém, foi a sensação que me ficou ontem à noite, após o final da terceira récita de "Eugene Onegin" no Teatro de São Carlos. Trata-se de uma das mais belas obras de Tchaikovsky e não vive apenas da ária da carta de Tatiana e da ária de Lensky. No acto III, já perto do final da ópera, temos direito a um dos momentos mais inspirados do compositor: a ária do Príncipe Gremin.
Alexei Tanovitsky
Acontece que Alexei Tanovitsky, nascido em Minsk em 1976, é um baixo profundo à boa moda da escola russa, lembrando-nos também os búlgaros Ghiaurov e Christoff. A elegância do fraseado, a sonoridade, a beleza do timbre, tudo no sítio. Oxalá a nova direcção artística do TNSC não perca o número de telefone de Tanovitsky, lhe decore o nome e o convide para voltar mais vezes. Tanovitsky esteve presente no Festival ao Largo de 2009 (a versão de 2010 está aí à porta) e cantou assim:
Resta dizer que a encenação de Peter Konwitschny, pejadinha de Konzept, desvirtua a obra - nada a que não estejamos habituados - e despoja-a da atmosfera romântica que lhe é essencial. No entanto, esta produção de "Eugene Onegin", em termos musicais (o coro e a orquestra, sob a batuta de Michail Jurowski, estiveram muito bem), deve ser a que menos envergonha quem tem acompanhado a história recente do TNSC.
17.6.10
Chopin no São Luiz
Ainda a tempo de ir logo à noite, ou amanhã, ao São Luiz. António Rosado toca Chopin com a Orquestra Metropolitana de Lisboa.
Ei-lo dedilhando Gershwin:
10.6.10
9.6.10
PUB: Diva & Companhia
A Companhia de Ópera do Castelo e o Castelo de São Jorge / Egeac apresentam:
Um Dia de Santo António especial | Domingos em Família
2º domingo de cada mês | 11h30 | público em geral a partir dos 5 anos
2º domingo de cada mês | 11h30 | público em geral a partir dos 5 anos
Diva & Companhia
13 de Junho | 11h30 | Castelo de São Jorge
Grandes canções de cabaret e do cinema com uma pitada de fado
Canções do cabaret alemão, da Broadway e do cinema de Hollywood, interpretadas por uma diva lírica e sua band, para festejar o Santo António com muito glamour.
Britten, Kurt Weill, Hollaender, Spoliansky, Amadeu do Vale, canções imortalizadas por Marilyn Monroe, Marlene Dietrich, Josephine Baker e Amália Rodrigues.
Diva: Catarina Molder
Companhia:
Marcelo Fortuna: direcção musical, arranjos e guitarra
António Carrilho: Flauta de bisel
Etienne Lamaison: Clarinetes
Denys Stetsenko: Violino
Luiz Moretto: Contrabaixo
Mais informações:
Ingresso: entrada para o Castelo, 5 euros. Moradores em Lisboa, entrada grátis.
5.6.10
Mais Jacarandás
Sá Fernandes terá dito ao Expresso que Lisboa vai ter mais 42 jacarandás. Acho bem. Podiam até ser mais 420, para compensar a fraca floração deste ano. Ora vá lá ler a Boa Notícia.
(imagem do Boas Notícias)
12 comentários:
| Reactions: |
3.6.10
Quem tem unhas
"As Cordas de Amália" é um belíssimo e comovente documentário realizado por Ricardo Espírito Santo (Terra Líquida Filmes). Comovente porque nos mostra três privilegiados oitentões, que partilharam o palco e pedaços da vida com Amália Rodrigues, falando abertamente de experiências e aventuras por que passaram em Nova Iorque, Paris e por toda a parte onde espalharam a sua arte. Os três senhores - Raul Nery, Fontes Rocha e Joel Pina - fizeram parte do Conjunto de Guitarras Raul Nery, certamente o conjunto de guitarristas de eleição de Amália. Diz Raul Nery que acompanhar Amália ou Maria Teresa de Noronha era facílimo, difícil é acompanhar quem não sabe cantar. Eu, que não tenho unhas, tendo a concordar. Uma delícia, de que fica aqui um cheirinho.
Subscrever:
Mensagens (Atom)




