Na estreia foi assim:
18.5.14
16.5.14
Ainda La Gioconda #1
(No FB do Teatro de São Carlos há mais) |
E a segunda noite foi mais um sucesso estrondoso, com uma Elisabete Matos arrebatadora.
14.5.14
La Gioconda em São Carlos
Foto de ensaio (©) |
Uma breve nota sobre "La Gioconda" que ontem estreou em São Carlos: um sucesso estrondoso, como se esperava. Elisabete Matos esteve deslumbrante, num papel que parece ter sido talhado para ela. Desde o início, ela É Gioconda. E no IV acto, com um suicidio que traz a casa abaixo, consegue ultrapassar-se a si própria e é sublime. Porém, há um pequeno momento que é da mais pura filigrana: o seu Enzo adorato, ah, come t'amo! Inesquecível.
Parabéns a todos, orquestra, coro, maestro e restantes solistas, pelo feito notável de terem conseguido montar esta ópera com tão pouco tempo de ensaios.
Os mais renitentes à apresentação de óperas em versão de concerto que se cuidem. É que cantores de um certo calibre conseguem transmitir mais emoção cenicamente numa versão como esta do que muitos em versões encenadas.
8.5.14
5.5.14
José Carlos Araújo à conversa com Jorge Rodrigues
José Carlos Araújo na Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves (Abril de 2013) |
Jorge Rodrigues falou há dias com José Carlos Araújo a propósito do projecto da gravação integral da obra para tecla de Carlos Seixas. Em jeito de Ritornello, aqui fica a entrevista e a Sonata K. XIV, em fá sustenido menor, gravada no cravo Antunes, como consta no CD III. O sétimo será lançado brevemente, também na colecção melographia portugueza.
Subscrever:
Mensagens (Atom)