8.7.08

Maria Callas - A Exposição de Lisboa

Ler a actualização

A Central Tejo (Museu da Electricidade) vai mostrar a exposição dedicada ao cinquentenário da Traviata de Lisboa, a partir de 12 de Julho e até 19 de Outubro de 2008.

Callas no camarim do Teatro de São Carlos, em 1958

A preparação desta mostra tinha sido abordada aqui mas, agora, já se conhecem alguns detalhes relativamente às peças que vamos poder ver ao vivo e a cores. Além dos vestidos de noite e das jóias de uso pessoal, destacam-se os trajes de cena*, como o da "Tosca" encenada por Franco Zeffirelli em Covent Garden, em 1964. Felizmente, o II acto foi filmado e é fundamental, pela intensidade dramática, por ter tanto teatro quando Floria Tosca planta o punhal no coração de Scarpia e profere "Questo è il bacio di Tosca". Pois é, o vestido que Callas usava naquele momento é este*:


*Era, de facto, mais ou menos como este. O site de Nina Foresti apresenta fotos de diversos trajes de cena usados por Callas e das suas cópias.

Il bacio di Tosca, Callas com Tito Gobbi
(34fgsfgsdtu48w7qtaqt)

Ainda segundo o site oficial da exposição, poderemos também admirar os adereços de cena do filme "Medea", de Pasolini, um colar da "Aida" do México (Mi bemol), de 1950, e a coroa desenhada por Christian Dior para a "Norma" da Ópera de Paris, em 1965.

Coroa de Norma, desenhada por Christian Dior


www.callas.it
Great Callas Exhibitions 2008 in Lisbon
The Callas Exhibition
Maria Callas - A Exposição de Lisboa