8.10.07

Salome - Oscar Wilde - Richard Strauss

A cantora húngara Alice Guszalewicz como Salomé
(até há algum tempo pensava-se que seria o próprio Oscar Wilde)


Salomé exige a cabeça de João Baptista, de Gustave Moreau

Oscar Wilde escreveu a maior parte do texto de "Salome" em Paris, em 1891, e em Francês, possivelmente após ter visto as pinturas de Gustave Moreau sobre o mesmo tema e, também possivelmente, para Sarah Bernhardt (embora ele o tenha negado).

Sarah Bernhardt retratada por Georges Clairin,
no Petit Palais, em Paris

Em 1892, quando a peça já estava em ensaios para a estreia no Palace Theatre, a censura recusou-a, alegando que não era permitido representar personagens bíblicas no palco. O facto é que "Salome" aborda temas considerados, à época, imorais, o que terá pesado fortemente na decisão. A estreia em Paris deu-se em 1896, quando Wilde cumpria a pena de dois anos de trabalhos forçados por conduta "imoral" (a sua relação íntima com Alfred Douglas).
Richard Strauss assistiu a uma das primeiras representações de "Salome" na Alemanha, em Berlim, e escreveu o libreto para a sua ópera a partir do texto de Wilde. A estreia mundial aconteceu na Ópera de Dresden, em 1905. Ainda hoje é considerada uma ópera difícil e Maria Wittich, a primeira Salomé de Strauss, recusou-se inicialmente a cantar o papel, dando como pretexto a indecência da personagem. A cena final é um dos maiores momentos de toda a História da Ópera.

O tetrarca Herodes está avassalado de uma atracção fatal por Salomé, sua enteada, filha de Herodíade (ou Herodias), e pede-lhe que dance para ele. Como ela recusa, oferece-lhe tudo o que ela lhe pedir em troca. Salomé cede, para lhe exigir em seguida a cabeça de Jochanaan (João Baptista), que resistiu às suas tentativas para o seduzir.

Dança dos Sete Véus


Herodes começa por recusar o pedido, transformado em exigência, de Salomé, mas vê-se obrigado a satisfazê-lo. Salomé poderá finalmente beijar a boca do Baptista. Nos últimos momentos ela diz: "Terá sabido a sangue? Não, talvez tenha sabido a amor".

Cena final


Salome - Teresa Stratas
Herodias - Astrid Varnay
Herodes - Hans Beirer

Orquestra Filarmónica de Viena dirigida por Karl Böhm
Encenação de Götz Friedrich

Nota: O filme foi realizado em 1974, com o som gravado previamente.

Aqui e aqui, está a cena final cantada por Karita Mattila , no Met de Nova Iorque (registo sonoro, com fotografias).