© Pedro Cunha (Público) |
Podia ser pior. Podiam ter decidido fechar o Teatro, mas, como diz João Paulo Santos, segundo o Público, é “perigoso” o raciocínio de que, perante a exiguidade do orçamento e a sua reflexão na programação, “melhor seria fechar”: “é um pensamento elitista” – poucos seriam aqueles, justificou, que poderiam deslocar-se ao estrangeiro para assistir àquilo que lhes proporciona o teatro de ópera português.
Enquanto não chegam notícias mais detalhadas do Teatro de São Carlos, adianta-se que haverá Ao Largo de 28 de Junho a 28 de Julho, com destaque para "Candide", de Bernstein, e para um concerto comemorativo dos bicentenários de Verdi e Wagner.
Em Outubro regressa "Il Cappello di Paglia de Firenze", de Nino Rota (encenação de Fernando Gomes e direcção musical de João Paulo Santos), e em Novembro estreia uma nova encenação de Mário Redondo de "La Fille du Régiment", de Donizetti, dirigida pelo maestro Rui Pinheiro.
Entretanto, a Glosas acrescenta (aqui) que a programação vai apostar em cantores portugueses, tais como Susana Gaspar, Cristiana Oliveira, Sara Braga Simões, Mário Alves, Cátia Moreso, Luís Rodrigues, Carlos Guilherme, Carlos Cardoso, Mário Redondo (que se estreará também como encenador), e muitos outros, e em maestros como Rui Pinheiro ou Pedro Neves.
(NOTA: É uma temporada low-cost, a condizer com a actual situação do país, mas consegue o enorme feito de pôr os artistas portugueses a trabalhar, de dá-los a ouvir ao público.)
Eis que o Teatro de São Carlos já começou a desvendar alguns segredos:
IL CAPPELLO DI PAGLIA DI FIRENZE (Nino Rota)
7, 9, 11 e 13 de outubro
direção musical João Paulo Santos
encenação Fernando Gomes
Fadinard Mário João Alves
Nonancourt José Fardilha
Beauperthuis Luís Rodrigues
Emilio João Merino
Elena Lara Martins
Anaïde Dora Rodrigues
Baronessa de Champigny Maria Luísa de Freitas
Modista Ana Franco
Tio Vezinet Carlos Guilherme
Felice Marco Alves dos Santos
Achille de Rosalba João Sebastião
Um guarda José Lourenço
LA FILLE DU RÉGIMENT (Gaetano Donizetti)
4, 6, 8 e 10 de novembro
direção musical João Paulo Santos (?)
encenação Mário Redondo
Marie Cristiana Oliveira
Tonio Carlos Cardoso
Sulpice Luís Rodrigues
Marquesa de Berkenfield Paula Dória
Hortensius João Oliveira