14.6.11

São Carlos - Temporada 2011/12

São Carlos - pormenor do tecto da sala principal (TNSC)

Temos temporada! O director artístico do Teatro Nacional de São Carlos (TNSC), Martin André, apresentou-a hoje de manhã. Será talvez a temporada possível dentro das nossas limitações financeiras, mas sente-se uma enorme vontade de trazer o público de volta ao Teatro após o ano da transição.
A temporada lírica terá início em Outubro, com "Don Carlo", que não se ouve em Lisboa há quase trinta e cinco anos, numa nova produção do TNSC, com encenação de Stephen Langridge, direcção musical de Martin André e as interpretações de, entre outros, Fabio Sartori, Enrico Iori, Dmitri Platanias e Enkelejda Shkosa. Elisabete Matos fará o seu esperado regresso ao palco de São Carlos no papel de Elisabetta di Valois.

Maquete para "Don Carlo" (HARDMUSICA)
Em Dezembro, a ópera "O Gato das Botas", de Montsalvatge, será apresentada em Português no Teatro Camões, especialmente para famílias e escolas. A produção é do Teatro Real de Madrid e a encenação é de Emilio Sagi.
"Così Fan Tutte" vem em Janeiro, numa produção da Vlaamse Opera.
Março terá "Madama Butterfly", com Adina Nitescu. A produção vem da Ópera Real de Copenhaga e a direcção musical caberá a Antonio Pirolli.
Em Maio assistiremos a mais uma nova produção (dois em um) do TNSC: "Turandot" (de Busoni) e "Francesca da Rimini" (de Rachmaninov).
Para terminar a temporada lírica, "Don Pasquale", com Renato Girolami, Carla Caramujo e a maestrina Ariane Matiakh. A produção é do Teatro La Fenice.
Também haverá Óperas no Salão Nobre: "Amor; Traição; Morte" é o tema para quatro mini-óperas encomendadas a compositores portugueses e a ópera "O Basculho da Chaminé", de Marcos Portugal, será apresentada na comemoração dos 250 anos do nascimento do compositor.
Na temporada sinfónica teremos vários ciclos, com destaque para "Homenagem a Liszt", "Walton & Wagner" (em Fevereiro, com as presenças de Ana Bela Chaves e Gerardo Ribeiro), "Rachmaninov e a Música Russa" (numa interessante colaboração com a Fundação Gulbenkian: a Orquestra Gulbenkian vem a São Carlos com Sequeira Costa e a Orquestra Sinfónica Portuguesa vai com Artur Pizarro e Martin André à Gulbenkian; neste ciclo serão tocados os quatro concertos de Rachmaninov) e "Alma Portuguesa" (no Salão Nobre; os programas incluem sempre um ou dois compositores portugueses).
Em Dezembro, a Companhia Nacional de Bailado e a Orquestra Sinfónica Portuguesa, sob a direcção de Joana Carneiro, apresentarão "Romeu e Julieta", de Prokofiev, com coreografia de John Cranko.
Ficámos ainda a saber que o maestro titular do Coro do TNSC, Giovanni Andreoli, regressa em Setembro a tempo inteiro.
Em 2013 haverá Wagner.