25.6.14

Ao Largo 2014



O palco já está a ser montado junto ao Teatro de São Carlos para o 6º Festival ao Largo, que este ano decorrerá de 27 de Junho a 27 de Julho.

Comemoram-se os setenta anos de profissionalização do Coro do TNSC e Fiorenza Cossotto, escolhida para madrinha, será homenageada por ele no dia 26, às 15h30.
  • Os primeiros concertos no palco ao Largo, a 27 e 28, contam com a presença do Coro do TNSC e da OSP, dirigidos por Giovanni Andreoli, e também do Coro Juvenil de Lisboa, dirigido por Nuno Margarido Lopes.
Seguem-se concertos com a Orquestra Metropolitana de Lisboa, a Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana, a Orquestra Chinesa de Macau, entre outras. A programação está toda aqui e deixo apenas alguns destaques:
  • Poemas Sinfónicos (4 e 5 de Julho) - Entre outras obras, ouviremos Dom Quixote, de Richard Strauss, por Irene Lima, com a OSP e a direcção de Emil Tabakov.
  • Homenagem a Elisabete Matos (18 e 19 de Julho) - Cenas de Tosca e Turandot, com a participação de Elisabete Matos, Dora Rodrigues, Sergei Leiferkus, Paulo Ferreira, Marco Alves dos Santos, Coro do TNSC, Coro Juvenil de Lisboa e OSP. A direcção musical é de John Neschling.
  • Companhia Nacional de Bailado (25, 26 e 27 de Julho) - A encerrar o Festival, Orfeu e Eurídice, de Gluck, com a coreografia de Olga Roriz.
O Festival ao Largo conta este ano com o patrocínio do Millennium bcp e parcerias com os festivais de música de Sintra, do Estoril e de Alcobaça. O que ainda não se sabe é se o Millennium bcp continuará a apoiar o TNSC na próxima temporada.

22.6.14

Príncipe Real

Os Amigos do Príncipe Real chamam novamente a atenção para os riscos que correm o Jardim do Príncipe Real e o Reservatório da Patriarcal no caso de o projecto de construção do parque de estacionamernto subterrâneo seguir em frente. Foi lançada uma petição, que deve ser assinada aqui.


5.6.14

Sintra 2014

Foi hoje apresentado o programa do próximo Festival de Sintra, a decorrer de 20 de Junho a 11 de Julho em locais como o Centro Cultural Olga Cadaval, as Quintas da Piedade, do Ramalhão e da Penha Longa e o Palácio de Queluz.
O tema central é a Universalidade do Romantismo e o concerto inaugural, com a OSP dirigida por Álvaro Cassuto, é dedicado a Vianna da Motta. O Palácio de Queluz será o palco do encerramento do festival, com uma noite de música russa interpretada por Elisabete Matos, Sergei Leiferkus e Artur Pizarro. É pôr na agenda.

Consulte o sítio oficial do Festival.


4.6.14

"Norma"

Mais logo, estreia "Norma" no Teatro de São Carlos. Com repetição nos próximos dias 6 e 8.

Norma Dimitra Theodossiou
Oroveso Wojtek Gierlach
Pollione Alejandro Roy
Flavio Bruno Almeida
Adalgisa Patrizia Biccirè
Clotilde Catia Moreso


CORO DO TEATRO NACIONAL DE SÃO CARLOS
Maestro titular Giovanni Andreoli

ORQUESTRA SINFÓNICA PORTUGUESA
Direção musical Speranza Scappucci