A lotação da Sala Suggia estava esgotada havia, pelo menos, vários dias. Sábado, 6 de Março, a Orquestra Nacional do Porto (ONP), o Coro Gulbenkian, Lisa Milne e Birgit Remmert, todos dirigidos por Christoph König, iam tocar e cantar a Sinfonia nº 2, "Ressurreição", de Mahler. A Áustria é o país tema na temporada de 2010 e a orquestra tem um projecto ambicioso: a apresentação integral das sinfonias de Gustav Mahler, a prolongar-se por 2011.
Inquirindo na bilheteira se por acaso alguém teria desistido, a resposta era negativa. Nada. Muito bem, tente-se mais tarde. E mais tarde provou-se que há pessoas boas: faltavam poucos minutos para as 6 da tarde e alguém apareceu com uns milagrosos bilhetes de que não necessitava.
A casa veio a baixo. Deu gosto ver o jovem maestro titular da ONP a dirigi-la com energia e decisão e ouvir a resposta vigorosa dos músicos. De Birgit Remmert só esperava um pouco mais de volume na voz. Lá para as últimas filas o seu Urlicht soou a pouco.
O Sermão de Santo António aos Peixes ("Des Antonius von Padua Fischpredigt"), composto por Mahler na mesma época, serviu de base ao terceiro andamento, Scherzo, da Ressurreição.
Inquirindo na bilheteira se por acaso alguém teria desistido, a resposta era negativa. Nada. Muito bem, tente-se mais tarde. E mais tarde provou-se que há pessoas boas: faltavam poucos minutos para as 6 da tarde e alguém apareceu com uns milagrosos bilhetes de que não necessitava.
A casa veio a baixo. Deu gosto ver o jovem maestro titular da ONP a dirigi-la com energia e decisão e ouvir a resposta vigorosa dos músicos. De Birgit Remmert só esperava um pouco mais de volume na voz. Lá para as últimas filas o seu Urlicht soou a pouco.
O Sermão de Santo António aos Peixes ("Des Antonius von Padua Fischpredigt"), composto por Mahler na mesma época, serviu de base ao terceiro andamento, Scherzo, da Ressurreição.
Dietrich Fischer-Dieskau com Wolfgang Sawallisch
O Scherzo, seguido de Urlicht, pela Orquestra Sinfónica de Londres, com Leonard Bernstein e Janet Baker
Belo serão, pelo que leio. E conheceste o Mário?
ResponderEliminarNão,Gi. Não tinha como o contactar. Além disso, só uns três minutos antes do início do concerto soube que ia entrar na sala.
ResponderEliminarViva, Paulo,
ResponderEliminarEntão esteve lá ! Sempre conseguiu conciliar as camélias com Mahler...
Fiquei também impressionado com a força expressiva que König tirou da ONP. Cada vez o aprecio mais. Houve algumas entradas menos bem coordenadas mas enfim, com a orquestra redimensionada para uma escala megalómana...
Não há como a 2ª para me encher a alma de música...
Fiquei muito bem impressionado com a orquestra, Mário. Uma ou outra falha não comprometeram o concerto. A Casa da Música está de parabéns.
ResponderEliminarJá soube "por outra via" que este fim de semana foi sortudo em bilhetes para lotações esgotadas...
ResponderEliminarAbraço.