14.7.08

Dialogues des Carmélites

Jan Latham-Koenig fundou e foi director musical da Orquestra do Porto de 1989 a 1992. Por essa altura, dirigiu um "Lohengrin" memorável no Teatro de São Carlos (Waltraud Meier cantava o papel de Ortrud) e o concerto de Gwyneth Jones na Aula Magna, com a "sua" orquestra, que quem viu também não poderá esquecer. Depois, passou por vários teatros, como a Opéra National du Rhin, em Estrasburgo, onde conduziu estes "Dialogues des Carmélites", de Francis Poulenc (1899-1963).

A acção desta ópera decorre em Paris, no seio de uma comunidade de irmãs carmelitas, durante o período de terror da Revolução Francesa. Presas e condenadas ao cadafalso, na cena final vemo-las cair, uma após outra, enquanto entoam o "Salve Regina".

Poulenc foi educado na tradição católica romana, o que muito contribuiu para o número considerável de obras sacras que compôs, apesar de ter estado ligado a vários artistas e movimentos de vanguarda no início da sua carreira. Depois de ter sofrido a morte de vários amigos e de se debater numa luta interior constante entre as suas tendências sexuais e o profundo sentimento religioso, encontrou nos temas de carácter sacro uma das principais fontes de inspiração.

(Onegin65)