17.12.11

Depois de Guimarães, Lisboa


A corrida aos bilhetes foi grande e a organização decidiu repetir o concerto de apresentação da Fundação Orquestra Estúdio (FOE) no dia seguinte. A expectativa também não era pequena: a orquestra, composta por músicos muito jovens, é um projecto de Guimarães 2012 e Elisabete Matos voltava a cantar no Centro Cultural Vila Flor. Quis a força do destino que Elisabete adoecesse no dia 14 e não pudesse participar no primeiro concerto.
Assim sendo, a FOE inaugurou com aberturas de Verdi, o prelúdio do I acto de "Tristan und Isolde" e Danças Polovtsianas de Borodin, com o coro do Teatro Nacional de São Carlos. Como extra, Rui Massena e a orquestra ofereceram ao público o hino do Vitória.
No Centro Cultural Vila Flor, antes do concerto
Felizmente para os vimaranenses, Elisabete recuperou e pôde cantar no dia 15, embora já sem o acompanhamento do coro. E que concerto! Não será demais exaltar as qualidades vocais de Elisabete Matos, que mostrou mais uma vez como é que se canta Lady Macbeth, Amelia, Turandot, Margherita, Elisabeth... Um estrondoso festival de árias, magnificamente interpretadas, que deixou o público completamente arrebatado desde a leitura da carta em "Macbeth" até Meine Lippen, sie küssen so heiss.

O próximo capítulo chama-se Lisboa. No dia 1 de Janeiro
, às 18h00, haverá concerto de Ano Novo no Teatro de São Carlos. Poderemos ouvir árias de ópera, opereta e zarzuela, para animar a entrada em 2012.

ADENDA (Bilhetes à venda):
Direcção musical: Miquel Ortega
Coro do Teatro Nacional de São Carlos
Orquestra Sinfónica Portuguesa
· MANON LESCAUT · TURANDOT · DIE FLEDERMAUS · LA FORZA DEL DESTINO · LA GRAN VÍA · LA REVOLTOSA · LA TEMPRANICA · LADY MACBETH · GIUDITTA ·