27.3.10

Níobe, Rainha de Tebas, Chorando a Morte dos Filhos

Esta pintura de 1591, de Abraham Bloemaert, encontra-se num museu em Copenhaga e mostra-nos Níobe chorando a morte dos filhos. O Ípsilon publicou um artigo para quem quiser saber mais sobre a ópera que está em cena no Teatro de São Carlos.

Ankeruhr

Mais logo os relógios serão adiantados sessenta minutos, roubando uma hora à nossa noite. Felizmente amanhã é Domingo, porque à uma já serão duas e às duas já serão três e às duas por três já é de manhã.

Em Viena, ao meio-dia, doze figuras da História da cidade desfilam neste relógio e, de hora a hora, cada uma dá lugar à seguinte, sendo Marco Aurélio o primeiro da fila, à uma hora, e Joseph Haydn o último, às doze. Fico curioso por saber como será feita a passagem do testemunho esta noite, quando às 00h00 os Austríacos mudarem a hora e Haydn tiver de dar uma corridinha para que o imperador romano entre sem atrasos.

Ankeruhr - Viena

Não vá Haydn pensar que estamos zangados, ou pior, que queremos livrar-nos dele, ouçamo-lo aqui pelas mãos de Rostropovich, que hoje faria anos.