26.2.08

Ruídos



Nos programas de recitais do Wigmore Hall, lia-se um pedido ao público para não virar as páginas antes de a canção e o acompanhamento terem terminado. Não havendo lugar a preocupação com outro género de ruídos, o manuseamento da folha de papel poderia causar o único som incómodo na sala de concertos.

"Els estossecs i altres sorolls poden desconcentrar els intèrprets i molestar la resta de públic. Un mocador atenua la intensitat d'una simple tos."
Estas frases encontram-se nos programas do Gran Teatre del Liceu, em Barcelona, como mostrou o Quim, e significam: "as tosses e outros ruídos podem desconcentrar os intérpretes e incomodar o restante público. Um lenço atenua a intensidade de uma simples tosse".

A CigarraJazz chamou a atenção para o facto de Angela Hewitt se ter queixado das terríveis tosses, no seu site oficial, após os recitais de Bach em Fevereiro na Gulbenkian. Segundo ela, muitas dessas tosses vêm da falta de concentração do público e, quando alguém gritou "parem de tossir para podermos ouvir a música", o ruído abrandou consideravelmente.