24.3.10

Pés de Molho no Retiro

No Parque del Retiro, em Madrid, ainda se conserva o Palácio de Cristal, construído em 1887 como estufa da Exposição das Filipinas e seguindo a corrente das construções em ferro e vidro dos jardins ingleses. A estrutura permite que se abram algumas janelas para ventilação e controlo da temperatura.
No seu interior, à volta de um pequeno lago com repuxos, cresciam várias espécies da flora filipina. Actualmente o Palácio de Cristal já não cumpre a função de estufa e é utilizado como sala de exposições.

Madrid - Palácio de Cristal

Madrid - Palácio de Cristal - Azulejos

Madrid - Palácio de Cristal - Cobertura

A fachada principal reflecte-se num lago rodeado de pinheiros, cedros, eucaliptos e plátanos, onde crescem vários ciprestes-dos-pântanos, Taxodium distichum, árvores que gostam de estar com os pés molhados e são parentes muito próximas do taxódio-de-Montezuma de Monserrate. Segundo alguns autores, a espécie a que pertence este taxódio-de-Montezuma, Taxodium mucronatum, é mesmo uma variedade de T. distichum. Nestas tricas familiares eu não me meto, mas lá que o primo de Monserrate também gosta de molhar os pés, lá isso, gosta.

Madrid - Palácio de Cristal

Madrid - Palácio de Cristal - Lago

Madrid - Palácio de Cristal - Lago