15.2.12

Berliner Allgemeine

Quando João Grosso era director artístico do D. Maria II, Georgette Dee cantou . Passados quase nove anos surge a possibilidade de voltar a assistir a um espectáculo dela, agora no seu elemento, o Berliner Ensemble. Convém dizer que este teatro (Theater am Schiffbauerdamm) abriu em 1892, como Neues Theater, e é um dos mais representativos de Berlim. Foi lá que Kurt Weill estreou a Ópera de Três Vinténs em 1928. A ele estão ligados nomes como Max Reinhardt, Bertolt Brecht, Lotte Lenya, Rosa Valetti, Heiner Müller, Ruth Berghaus, Klaus Maria Brandauer. É um teatro mítico, localizado junto à Friedrichstrasse, bem no coração da antiga metade oriental de Berlim.



(as fotos possíveis)

Georgette Dee não cantou Mann in meinen Armen, que tínhamos ouvido em Lisboa. Desta vez fez-se acompanhar ao piano por Terry Truck e cantou Schöne Lieder (canções bonitas) e contou pequenas histórias cheias de um humor picante reminiscente do Kabarett


De volta à Filarmonia, para dar contas do que por lá se passa: depois de termos ouvido a de Bruckner exactamente como o Digital Concert Hall no-la mostra aqui, ontem pudemos também verificar que Sir Simon Rattle dirigiu a sua orquestra num programa completamente diferente mas igualmente de cor. A Helena dá-nos mais detalhes.