9.10.11

Finalmente a Estreia


É difícil escrever sobre o que se passou ontem à noite no Teatro de São Carlos, tal é o tamanho da emoção. A emoção de ver e ouvir Elisabete Matos deslumbrante desde a sua entrada em cena, no primeiro dueto com Don Carlos, na romanza em que se despede da Condessa de Aremberg (Non pianger, mia compagna), na cena do III acto com Filipe II, Rodrigo e Eboli, abrindo o IV acto com um Tu che le vanità memorável e terminando-o com um (diz quem sabe) Si natural que parece vir de um outro mundo e que fica a pairar na sala e dentro das nossas cabeças. Ainda aqui está. Tanto a nível vocal como interpretativo, Elisabete foi a Rainha Isabel de Valois.


Felizmente os restantes cantores conferem um bom equilíbrio ao elenco.
Enrico Iori é um grande Filipe II, seguro em todas as cenas, e deu-nos um tocante Ella giammai m'amò, em que Irene Lima brilhou no solo de violoncelo.
O barítono Dimitri Platanias também impressionou como Rodrigo. A voz é muito bonita e ele fraseia muito bem.
Enkelejda Shkosa foi igualmente uma boa escolha para o papel de Princesa Eboli.
A Ayk Martirossian não faltou a autoridade do Grande Inquisidor. Esteve bem no duelo com o rei.
Porém, quem dá o nome à ópera é Carlos de Áustria e Portugal. Giancarlo Monsalve entrou bem mas no II acto começou a ter graves problemas nos agudos. Antes do início do III acto o público foi informado da indisposição do tenor, que ainda assim continuaria em cena até ao final da récita. Foi penoso. O público sofreu com ele cada nota. E foi-o também, certamente, para os restantes cantores, o que nos traz de volta Elisabete Matos. O IV e último acto é deles. É o sublime dueto de despedida, que estava agora naturalmente comprometido. Salvou-o a arte e a classe de Elisabete. Como terá ela conseguido cantar um Tu che le vanità de antologia quando, sabemo-lo, estava em pânico (ela e nós), temendo pelo que viria a seguir?

Dito isto, podemos acrescentar que ontem se assistiu no Teatro de São Carlos a uma récita à antiga, inesquecível, com direito a pateada e tudo. Depois dos muitos aplausos ao coro, aos solistas (também a Giancarlo Monsalve, que pediu desculpas ao público - votos de uma rápida recuperação), à orquestra, ao maestro Martin André, eis que sobe ao palco a equipa do encenador Stephen Langridge, logo brindada com um expectável coro de buuus. Não percebi se ele próprio sabe por que razão actualizou a acção para a década de 1950. Se calhar foi apenas porque sim. Diz Langridge, em entrevista a Jorge Rodrigues publicada no programa de sala: "A história não é irrelevante, mas esta ópera não é sobre história [...] A sua conexão com a realidade é ténue. Consiste apenas nos nomes e numa mescla de mitos que sobre esses nomes se construíram e de que Verdi se serviu para estudar a Humanidade. É por isso que a acção não foi situada no século XVI, pois não é realmente importante." E mais à frente: "Eu quis actualizar. Não quis, porém, fazer com isto uma sátira a um tempo específico. De outro modo, não conservaria o auto-da-fé." E ainda, à pergunta Acha que esta ópera não pode ser compreendida se a acção for passada no século XVI?: "Não, não há problema algum com isso. [...] usámos um método analítico e lógico trabalhando neste Don Carlo. Mas também trabalhamos com o instinto, e avançamos na direcção indicada e desejada pelos sentimentos. Por muito tempo, enquanto trabalhávamos, pensámos que iríamos colocar a acção em 1568. Relativamente tarde, quisemos alterar; foi uma questão de instinto, que agarrámos." Ficámos esclarecidos.

Os restantes papéis estiveram a cargo de Mário Redondo (Monge), Joana Seara (Tebaldo e Uma Voz), Marco Alves dos Santos (Arauto Real) e Bruno Almeida (Conde de Lerma).

(Nota: As fotos foram tiradas durante a fase de ensaios.)