18.3.07

Hélène Grimaud

Hélène Grimaud



Já esteve várias vezes na Gulbenkian. Em Dezembro, tocou Beethoven.
Aqui toca Rachmaninov, na Filarmonia de Berlim.

Ceiba pentandra

A flor da Ceiba pentandra, ou seja, da verdadeira sumaúma, parece ser esta.

Chorisia speciosa





















Roubei esta Chorisia speciosa ao meu amigo Mãos Verdes. Andei a pesquisar sumaúmas. O que é afinal uma sumaúma? A procura no google é elucidativa: não se trata da Chorisia speciosa, mas sim da Ceiba pentandra. No site Agrofloresta.net, podemos ler que a sumaúma é irmã da paineira:

"Sumaúma - Ceiba Pentandra"

Sumauma. Ceiba Pentandra. 1m26s.
Gravado na Oca, Alto Paraiso-GO em Maio/2001.

Transcrição:

“A sumaúma habita os trópicos americanos, irmã da paineira. Não só encontrada na Amazônia, também no Paraguai, na Bolívia, no México, na América Central, na Venezuela. Sempre nas baixadas, pés de serra.

Sumaúma
Sumaúma na Flona do Tapajós no Pará
mais de 28 pessoas para abraça-la."



Procurei mais e encontrei a descrição da paineira na Wikipedia:

"Há várias espécies conhecidas como paineira no Brasil, quase todas pertencendo ao gênero Chorisia. De todas, a mais conhecida é a paineira da espécie Chorisia speciosa St.-Hill. da família Bombacaceae, nativa das florestas brasileiras. (...) Os frutos são cápsulas verdes, que, quando maduras, explodem, expondo as sementes envoltas em fibras finas e brancas que auxiliam na flutuação, que é chamada de paina. (...) A paina é uma fibra fina e sedosa, mas pouco resistente, não sendo muito aproveitada na confecção de tecidos, mas mais como preenchimento de travesseiros e brinquedos de pelúcia. Por terem crescimento rápido são bastante indicadas para recuperar áreas degradadas."