25.11.13

Noites em São Carlos

Já abriu a nova exposição Noites em São Carlos, a visitar até ao próximo dia 23 de Dezembro. A exposição anterior, em Agosto de 2012, recebeu cerca de oito mil visitantes. Desta vez, os temas são os bicentenários de Verdi e de Wagner, os 120 anos do nascimento de Almada Negreiros e os 150 anos do barítono Maurício Bensaúde.
Há ainda um núcleo dedicado ao tenor António de Andrade, cujo espólio composto por fotografias e objectos pessoais foi recentemente doado ao Teatro de São Carlos.

Algumas peças em destaque:

Maqueta para a ópera Inês de Castro, de Ruy Coelho (Almada Negreiros, 1943)

Maqueta para a ópera Parsifal, de Richard Wagner (Peter Bissegger, 1973)

Poderemos ver cenários e peças de guarda-roupa de Rigoletto (da encenação de Gino Bechi, em que participaram, ao longo das várias apresentações em São Carlos, cantores como Alfredo Kraus, Fernando Teixeira, Piero Cappuccilli, Renato Bruson, Elvira Ferreira, Ileana Cotrubas, Elisete Bayan, ou Carlos Fonseca) e de diversas óperas de Wagner.

A exposição pode ser visitada todos os dias, excepto à quarta-feira, entre as 10h e as 18h, com visitas guiadas de meia em meia hora.
As entradas custam 5€ por pessoa; crianças até aos cinco anos de idade têm entrada livre; os menores de 18 anos, maiores de 65 anos e os grupos com mais de 15 pessoas beneficiam de desconto (bilhete: 3€).

(Imagens do Centro Histórico do TNSC)