19.3.12

Camélias em Sintra #3 - Quinta do Relógio

"Há (...) aqui uma árvore tão grande e tão velha que um pintor deveria vir de Inglaterra só para a ver. Os troncos e os ramos são cobertos de fetos, formando com a folhagem escura da árvore o mais pitoresco contraste", terá dito o poeta inglês Robert Southey a propósito de um sobreiro que encontrara na Quinta do Relógio. Parece que a rainha D. Amélia também se deixou enfeitiçar pelo sobreiro e terá exclamado que "vale mais a sobreira dos fetos do que Cascais e Estoris, tudo junto".

Certo é que, quando passamos à Quinta do Relógio, mesmo à beira da estrada, vive um sobreiro muito antigo e, ao pé dele, duas imponentes araucárias.

A casa já viu melhores dias e actualmente encontra-se completamente esventrada. Ainda assim, o jardim produz belas camélias e a sua "Madame Cachet" obteve o prémio máximo.






Camélias em Sintra #2 - Viveiros Flavius


"Night Rider" (2º Prémio na categoria "Melhor Camélia")

"Duarte Oliveira" (1º Prémio na categoria "Melhor Camélia Portuguesa)

"Eugénia de Montijo"

"Adamastor"

"Midnight Magic"

Camélias em Sintra #1 - Villar d'Allen

Fomos celebrar as camélias a Sintra, sabendo no entanto que elas gostam é do Norte. Quem quer vê-las exuberantes e nas suas variedades mais raras tem de ir às quintas e aos viveiros do Porto e do Minho, sendo a zona de Guimarães e as Terras de Basto pontos obrigatórios na rota das camélias.
Apesar de pequena, a exposição tinha camélias muito bonitas, embora queixando-se da chuva que tinham apanhado. As melhores mesas, como se esperava, foram a de Villar d'Allen (Porto) e a dos Viveiros Flavius (Guimarães).

Villar d'Allen:


"Conde de Bonfim" (2º Prémio na categoria "Melhor Camélia Portuguesa")

"Alberto Allen"

"D. Maria II"

"D. Fernando"

"Condessa d'Edla"

"D. Pedro V"

"Perfeição de Villar d'Allen"

"Pink Perfection""