19.3.12

Camélias em Sintra #3 - Quinta do Relógio

"Há (...) aqui uma árvore tão grande e tão velha que um pintor deveria vir de Inglaterra só para a ver. Os troncos e os ramos são cobertos de fetos, formando com a folhagem escura da árvore o mais pitoresco contraste", terá dito o poeta inglês Robert Southey a propósito de um sobreiro que encontrara na Quinta do Relógio. Parece que a rainha D. Amélia também se deixou enfeitiçar pelo sobreiro e terá exclamado que "vale mais a sobreira dos fetos do que Cascais e Estoris, tudo junto".

Certo é que, quando passamos à Quinta do Relógio, mesmo à beira da estrada, vive um sobreiro muito antigo e, ao pé dele, duas imponentes araucárias.

A casa já viu melhores dias e actualmente encontra-se completamente esventrada. Ainda assim, o jardim produz belas camélias e a sua "Madame Cachet" obteve o prémio máximo.






9 comentários:

  1. A quinta está para venda :http://www.sothebysrealtypt.com/pt/property-4000018879.html
    (e merecido 1º prémio)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está. E há anos que o estado da casa tem vindo a degradar-se. Quem a comprar tem de reconstruir todo o interior, se é que não cai tudo de vez antes que alguém lhe pegue.

      Eliminar
    2. Anónimo20.3.12

      Também a Quinta da Camélias em S.Pedro está para venda, qq dia a serra de Sintra já não tem nada de "nosso".
      António

      Eliminar
    3. Eu, por exemplo, compraria a Quinta das Camélias.

      Eliminar
  2. De facto, em Sintra está-se tão bem, que até o Inverno vai lá passar o Verão!...
    também da D. Amélia ;-)

    ResponderEliminar
  3. Aqui por casa as camélias sempre foram as flores mais apreciadas. Estes seus textos sobre as camélias já nos fizeram decidir que, no próximo fim de semana que estivermos livres, vamos dedicá-lo à apreciação das japoneiras de Sintra. Muito obrigado pelo gosto requintado que coloca em cada "post" do blog.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não se pode atrasar, Fanático_Um. A floração está quase a dar o último suspiro. No próximo fim-de-semana ainda deve conseguir encontrá-las na Quinta da Regaleira, mas não sei como estarão as do Parque da Pena.

      Eliminar
  4. Aquela casa é uma pena estar assim...

    ResponderEliminar