16.2.09

Carta a Elisabete

Cara Elisabete,

Hoje estou muito zangado. Não é consigo, claro. É com este fado amaldiçoado. No ano passado tive o grande prazer de a ver apaixonada e ciumenta, mostrando-me como se vive para a arte e para o amor e se pode enlouquecer a ponto de assassinar um homem horrendo num momento de fúria e desespero. Agora queria vê-la tentando seduzir João Baptista e exigindo a sua cabeça.

Parece que não verei. Poderia ir a Valência ouvir Turandot pronunciar que os enigmas são três e a morte é só uma. Poderia voltar a Valência para ouvir Cassandra profetizar a destruição de Tróia. E poderei ir a Madrid para a ouvir cantar a balada de Senta e tentar salvar um holandês errante. Pois se estes deuses não querem que cante em Lisboa, Lisboa há-de ir a Madrid.

Paulo


Elisabete Matos como Senta, O Navio Fantasma
Teatro di San Carlo, Nápoles, 2003


Elisabete Matos - Agenda
Teatro Nacional de São Carlos
Palau de Les Arts Reina Sofía - Turandot
Teatro Real

Nota: No seu site oficial, ainda podemos ler que Elisabete Matos canta as quatro primeiras récitas de "Salome", entre 26 de Março e 1 de Abril. O Teatro de São Carlos, também através do site oficial, informa que o papel de Salomé será partilhado por Elisabete Matos e Nancy Gustafson. Porém, ao final da tarde, a bilheteira já informava que todas as récitas serão cantadas pela soprano norte-americana.

Adenda: O site do Teatro Nacional de São Carlos confirma Nancy Gustafson em todas as récitas de "Salome".