28.2.14

Ciclo Rachmaninov por Artur Pizarro


Ao longo de seis recitais, a terem lugar até ao fim deste ano, Artur Pizarro vai apresentar a integral de Rachmaninov para piano solo. Todos os programas serão estreados no Teatro The Stables (Milton Keynes) e passarão por Saint John's Smith Square (Londres) antes de chegarem a Lisboa. Ouviremos o primeiro programa já na próxima segunda-feira, no novo Grande Auditório da Gulbenkian.
Variações sobre um tema de Corelli, op. 42
Sonata para Piano nº2, em Si bemol menor, op. 36
Études-Tableaux, op. 39

O jornal Público juntou-se à Fundação Gulbenkian para comemorar a reabertura do Grande Auditório e assim nasceu a campanha Música a Dobrar: "na compra de um bilhete para qualquer concerto da temporada Gulbenkian Música 13/14 (até Junho de 2014), receberá um bilhete gratuito para o evento escolhido, desde que apresente este Jornal". A promoção vai até 8 de Março, portanto apresse-se.

E não perca a entrevista que Artur Pizarro deu a Jorge Rodrigues para o Grande Auditório.

IV Exposição e Concurso de Camélias

Amanhã, 1 de Março, das 2 às 7 da tarde, nos jardins do Palácio da Vila. A entrada é gratuita.


Os Jardins do Palácio Nacional de Sintra voltam a receber a Exposição e Concurso de Camélias, organizada pela Parques de Sintra em parceria com a Associação Portuguesa de Camélias e agora na sua quarta edição.

O concurso conta não só com camélias das Quintas Históricas de Sintra, camélias dos Parques sob gestão da Parques de Sintra e de produtores de camélias nacionais, mas também este ano com expositores espanhóis. Atribuem-se prémios aos melhores classificados nas categorias de “Melhor Camélia” e “Melhor Variedade Histórica”.

As Cameleiras em flor, que abrilhantam os jardins e quintas de Sintra todos os anos de Outubro a Abril, tornaram-se o ex-libris do inverno sintrense, sendo motivo de bailes e festas.

Desde 2009, a Parques de Sintra tem vindo a desenvolver o estudo, classificação e recuperação da extensa coleção de camélias do Parque da Pena, que inclui mais de 2.250 exemplares, concentrados principalmente em quatro locais: Jardim das Camélias, Jardim Rainha D. Amélia, Jardim da Condessa d’Edla e Alto do Chá. Este inventário incluiu o mapeamento em sistemas de informação geográfica, a identificação botânica das espécies e, por fim, a identificação das variedades representadas na coleção. Atualmente estão identificadas 285 variedades pertencentes a 5 espécies diferentes: Camellia japonica, Camellia reticulata, Camellia sasanqua, Camellia sinensis e Camellia rusticana.