7.7.07

Décima Sinfonia - Mahler

Gustav Mahler (7/7/1860-18/5/1911)


(ccaesar)
Bernstein dirige o Adagio da 10ª Sinfonia.

Avieiros - Alves Redol

Volto agora ao meu passeio na zona de Azambuja.
Os avieiros vieram da zona de Vieira de Leiria para o Ribatejo, nos finais do séc. XIX. Viviam da pesca e habitavam nos próprios barcos, antes de começarem a construir as suas casas sobre estacas. Existem ainda algumas povoações com estas construções palafíticas, entre as quais a aldeia da Palhota. Aqui, na Casa do Avieiro, encontra-se uma placa de homenagem a Alves Redol (1911-1969).
Redol ia para a Ribeira do Tejo ouvir as histórias dos pescadores e das varinas, viveu no Pinhão e conheceu a vida dos trabalhadores dos barcos rabelos, saíu com os pescadores da Nazaré. A partir destas experiências escreveu vários romances de índole neo-realista, dos quais destaco aqui Avieiros, de 1942.

(Este post é dedicado à Maria João.)


Raffaello - Lorenzo de' Medici



























Vendido!
Pela Christie's.

O negociante de arte nova-iorquino Ira Spanierman vendeu ontem à noite por 18,5 milhões de libras (cerca de 27,4 milhões de euros) um retrato de Lorenzo de' Medici, um valor 100 mil vezes superior ao preço de compra. O quadro tinha sido comprado em 1968 por apenas 325 dólares num leilão em Nova Iorque, quando os peritos não acreditavam que se tratasse de um Rafael.
(Notícia tirada do Público)