4.11.13

A Filha do Regimento

Hoje chega "La Fille du Régiment" ao Teatro de São Carlos, com reaparições a 6, 8 e 10 de Novembro. A ópera cómica de Donizetti estreou em Paris em 1840 e no Real Teatro de São Carlos no ano seguinte, na versão italiana que entretanto fora apresentada em Milão.

A acção passa-se nas montanhas do Tirol, em 1800, após a batalha que deu vitória a Napoleão sobre os Austríacos em Marengo. Marie, órfã adoptada pelos soldados do regimento quando era criança, apaixona-se pelo jovem tirolês Tonio, que, feito prisioneiro, se alista no exército para poder casar com ela. Contudo, a marquesa de Berkenfield vem pedir protecção ao sargento Sulpice e este recorda que era esse o nome que encontrara junto da criança adoptada pelo regimento. A marquesa assume que Marie é sua sobrinha e leva-a consigo para lhe dar a devida educação no palácio. A aula de canto, com a própria marquesa ao piano, é uma das cenas mais divertidas da ópera.
Tonio vem pedir a mão de Marie à marquesa mas ela diz-lhe que está a ser preparado o casamento de Marie com o filho da duquesa de Krackenthorp. No entanto, o casamento não chega a concretizar-se porque o regimento irrompe pelas salas do palácio para resgatar Marie e a verdade é revelada: ela é afinal filha ilegítima da marquesa. Para que o final seja feliz, a marquesa consente que Marie case com Tonio e dão-se vivas à França.





(Fotos © Alfredo Rocha / Teatro Nacional de São Carlos)
Marie Cristiana Oliveira
Tonio Alessandro Luciano
Sulpice Luís Rodrigues
Marquesa de Berkenfield Patrícia Quinta
Hortensius João Oliveira
Duquesa de Krackenthorp Paula Fonseca
Notário Philippe Leroux
Oficial Frederico Santiago
Camponês Carlos Silva

Coro do Teatro Nacional de São Carlos
Maestro titular: Giovanni Andreoli

Orquestra Sinfónica Portuguesa

Direcção Musical Rui Pinheiro
Encenação Mário Redondo
Cenografia Luís Santos
Figurinos Maria Gonzaga
Desenho de luz Paulo Sabino