15.7.09

Magdalena Kozená au Festival d'Aix-en-Provence

Entretanto, para quem não pôde dar um saltinho no dia 6 de Julho ao Théâtre du Jeu de Paume, em Aix-en-Provence, aqui fica o registo do concerto.

Magdalena Kozená e o agrupamento Private Musicke interpretam música italiana do séc. XVII, de Giulio Caccini, Sigismondo D'India, Giovanni Paolo Foscarini, Biaggio Marini, Michelangelo Rossi, Francesco Corbetta, Luis de Briceno, Corbetta, Gaspar Sanz, Giovanni Maria Trabacci, Claudio Monteverdi, Barbara Strozzi, Tarquinio Merula e Girolamo Kapsberger.

Lettere amorose



Mezzo soprano Magdalena Kozená
Private Musicke (direction et guitare baroque)
Pierre Pitzl
Private Musicke (guitare baroque)
Hugh Sandilands
Private Musicke (colacione)
Daniel Pilz
Private Musicke (harpe)
Reinhild Waldeck
Private Musicke (violone)
Richard Myron
Private Musicke (orgue)
Norbert Zeilberger
(Fonte)

A Nova Temporada

(Foto de Alfredo Rocha, no site do TNSC)

Parece que foi finalmente apresentada a programação para a temporada de 2009/2010. Contudo, o site do Teatro Nacional de São Carlos ainda espera actualização, razão pela qual se desconhecem os detalhes da dita. Sabe-se que o desfecho d'O Anel de Graham Vick chega em Outubro, com "O Crepúsculo dos Deuses" a inaugurar a estação que inclui nove óperas (repartidas por 65 récitas), 12 concertos sinfónicos, 12 espectáculos de bailado (cujos títulos serão apenas divulgados amanhã na conferência de imprensa da Companhia Nacional de Bailado) e 50 programas adicionais.

Então teremos também "Trouble in Tahiti", "L'Ocasione Fa il Ladro", "O Morcego" (com a participação de Maria Rueff [*]), "As Bodas de Figaro", "Eugene Onegin" e, do lado das óperas a bem dizer desconhecidas, uma barroca - "Niobe, Regina di Tebe", de Agostino Steffani - e uma portuguesa - "Dona Branca", de Alfredo Keil, baseada no poema de Almeida Garrett -. O artigo do Público dá mais algumas informações sobre a programação, mas muito poucas sobre os elencos. Adianta, sim, que eles estão muito satisfeitos com a "abertura do teatro à comunidade" e com a "democratização do acesso à cultura".

* Várias notícias mencionam a participação de Maria Rueff na opereta "O Morcego", mas não li nenhuma menção aos intérpretes dos principais papéis. Talvez isso seja um assunto de pouca importância. De igual modo, anuncia-se que Stefan Vinke será novamente Siegfried e Michael Sheler desempenhará o papel de Gunther, em "Götterdämmerung", mas continuamos a não saber se Susan Bullock volta como Brünnhilde.

ADENDA: O site do TNSC apareceu renovado e já disponibiliza a informação sobre os elencos. Susan Bullock deverá regressar como Brünnhilde.