6.4.07

Albufeira - falésias

Ponta da Piedade

Newsletter do T. N. de São Carlos - Vivaldi


























Motezuma. Antonio Vivaldi

4. 9. 10. 11 Abr. 2007 às 20:00h; 5. Abr. às 16:00h
Teatro Nacional de São Carlos

Motezuma, a ópera agora redescoberta de Antonio Vivaldi, é apresentada no Teatro Nacional de São Carlos em estreia absoluta na versão encenada nos tempos modernos.
Redescoberta em 2002 no arquivo da biblioteca musical da Sing-Akademie de Berlim, esta ópera estreia agora no São Carlos pela mão do maestro Alan Curtis que dirigiu a estreia moderna de Dionisio re di Portogallo naquele Teatro. Considerado um dos mais notáveis intérpretes do repertório barroco, dirige a orquestra Il Complesso Barocco, dedicada ao repertório vocal de câmara, do Renascimento tardio ao Barroco, que actua com instrumentos originais nas produções líricas que dirige.
O encenador italiano Stefano Vizioli regressa ao São Carlos depois de ter encenado La Bohème no CAE da Figueira da Foz (em co-produção com o TNSC). A equipa artística conta também com Lorenzo Cutùli na assinatura da cenografia, Annamaria Heinreich na concepção dos figurinos e Nevio Cavina no desenho de luz.
Do elenco destaca-se o regresso de Vito Priante, o Don Giovanni de Il dissoluto assolto de Azio Corghi, para interpretar o papel titular, Motezuma, e a presença de Mary-Ellen Nesi no papel de Mitrena, Maite Beaumont no papel de Fernando Cortés, Laura Cherici na interpretação de Teutile, Theodora Baka na personagem de Ramiro, e Gemma Bertagnolli na interpretação do papel de Asprano.