20.2.08

Museu Virtual Aristides Sousa Mendes


"O museu virtual Aristides Sousa Mendes é inaugurado hoje ao final da tarde pelo presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, assinalando os 20 anos da decisão de reabilitação do diplomata pelo Parlamento.

No museu (www.mvasm.com) será possível aceder a documentos, fotografias e filmes inéditos sobre a vida do cônsul de Portugal em Bordéus, que em 1940, numa França ocupada pelos nazis, assinou milhares de vistos permitindo a fuga de refugiados ao regime de Hitler. Destituído do cargo por Oliveira Salazar por ter desobedecido a ordens e "desonrado" Portugal, Sousa Mendes morreu na miséria em 1954. O museu, uma iniciativa da Direcção-Geral das Artes, está dividido em três corredores virtuais: um sobre a Segunda Grande Guerra, outro sobre a fuga ao regime nazi e outro sobre a liberdade, com imagens da chegada e partida de Portugal de muitos refugiados."

(Notícia do Público)

Place Vendôme

Esta é a praça onde qualquer joalheiro digno da sua arte deve possuir uma loja. Não para estar sempre a olhar para a estátua de Napoleão no topo da coluna, mas porque ela é uma das mais belas praças de Paris: a Place Vendôme.


Está rodeada de residências burguesas (os hôtels particuliers) da primeira metade do séc. XVIII, algumas das quais foram ponto de encontro de personalidades do mundo das artes, da política, das finanças e da alta sociedade parisiense. Madame de Pompadour e Montesquieu frequentavam os jantares de sábado à tarde do Club de l'Entresol, que se situava nesta praça. Foi no nº 12 que Napoleão III conheceu Eugenia de Montijo, com quem viria a casar, e que Chopin deu o último suspiro, consumido pela tísica, em 1849.


Estando concentrados no quartier Vendôme todos os grandes nomes da joalharia e dos acessórios de moda, é este o local ideal para quem pretender abrir uma nova loja de chapéus vegetais.

(Chanel na Place Vendôme)