Van Gogh, Natureza-morta com rosas e flores silvestres, cerca de 1886 |
Havia dúvidas quanto à autoria do quadro, mas o recurso a uma nova técnica de radiografia permitiu aos investigadores visualizarem a pintura que se encontra por baixo destas flores e atribuírem-no a Vincent Van Gogh. Numa carta ao irmão, Vincent descreveu um quadro que tinha pintado, representando dois lutadores. Mais tarde, provavelmente por falta de dinheiro para comprar telas novas, como era costume, pintou-lhe uma natureza-morta em cima. Está no Museu Kröller-Müller, em Otterlo.
Magnífico !
ResponderEliminarEste seu blog anda muito florido, Paulo. É um gosto.
Feliz Primavera !
Obrigado, Mário.
EliminarFeliz Primavera para si também.
Ouvi esta notícia de manhã na rádio mas não sabia mais detalhes. Interessante também ver o rx, no site do museu.
ResponderEliminarA pintura escondida até é capaz de ter sido mais interessante que a jarra de flores, não é?
EliminarFoi isso mesmo que pensei: quem me dera ver a pintura escondida!
EliminarTalvez valesse a pena raspar a natureza-morta e mostrar os lutadores. A jarra e as flores não são extraordinariamente bonitas e os lutadores são um tema novo na obra de Van Gogh.
EliminarOs lutadores parecem um bocado estáticos. Parece-me que nenhuma das obras está entre as melhores dele.
Eliminar"This week I painted a large thing with two nude torsos – two wrestlers", escreveu ele ao irmão. De facto, os lutadores foram um trabalho de Van Gogh enquanto estudante na Academia de Antuérpia. E esta natureza-morta também é uma obra de, digamos, juventude.
EliminarFaz sentido.
EliminarÉ lindo e representa excelentemente a Primavera.
ResponderEliminarUma Primavera exuberante, apesar de pouco luminosa. Deve ter a ver com a falta de luz de que Van Gogh se queixava antes de descer à Provença.
EliminarTambém vi a notícia e umas escassas imagens dos lutadores. Teria sido bem interessante vê-los. Mas as flores também são magníficas e, ao vivo, dada a dimensão do quadro, devem ser imponentes. Boa Primavera para todos!
ResponderEliminarObrigado. Boa Primavera para si também.
Eliminar