6.10.11

Sociedade Central de Cervejas

(©)

No dia 6 de Outubro de 1974 todo o país se prontificou a oferecer um dia de trabalho voluntário para a Revolução. Toda a gente aderiu e os artistas, necessariamente, também. Amália Rodrigues foi cantar à Central de Cervejas de Lisboa. Depois de interpretar, entre outras coisas, uma versão do "Grândola, Vila Morena" absolutamente estonteante (aquilo parecia quase a "Casta Diva" da Norma, tal as grandes linhas em legato, o clima sonhador, o carácter lírico) recebeu - obviamente - uma tremenda ovação. Há então uma vozinha que se eleva no meio da multidão... a achar mal a ovação. Era a vozinha de um tal Pedro Jordão, ilustre desconhecido. Mas a Amália quis saber por que é que ele discordava do aplauso e foi falar com ele. Bem, embrenharam-se os dois numa discussão monumental. É material verdadeiramente histórico, que ilustra uma fase política do país, uma fase na vida da Amália, e, infelizmente, tira do pó total do esquecimento um zé-ninguém da música portuguesa.
Eis a discussão:

                       
   
Jorge Rodrigues

16 comentários:

  1. Documento fantástico. Muito obrigado. E Amália, em pleno gonçalvismo, mostrou que era uma mulher destemida e de fibra, e arrasou este imbecil.
    Agradeço ao Jorge Rodrigues e ao Paulo a divulgação deste registo.

    ResponderEliminar
  2. Como não poderia deixar de ser, Amália demonstrou possuir o antídoto para combater os ataques virulentos de uma vil serpe.

    ResponderEliminar
  3. Um mimo!

    Obrigado Jorge Rodrigues.

    ResponderEliminar
  4. É curioso como o sentido comum simples e desinibido da Amália Rodrigues se sobrepõe facilmente à pedanteria intelectualóide do tal Pedro Jordão.

    Uma pergunta: é possível aceder à gravação do recital que a Amália Rodrigues ofereceu nessa ocasião?

    ResponderEliminar
  5. Grande mulher! Eu a ouvir e a pensar: "toma mais essa! dá-lhe, Amália! isso mesmo!"
    Hehehehe.

    E repito a pergunta do David: é possível aceder à gravação do recital?

    ResponderEliminar
  6. Se algum dia eu deitar mão a essa gravação, podeis crer que aqui mesmo o direi.

    ResponderEliminar
  7. Pedro Jordão?Nem sabia que existia.A história dá razão às pessoas de valor e esquece quem não vale nada.Ora aí está !

    ResponderEliminar
  8. Grande Amália. Lembro-me bem desta gentalha. E a propósito recomendo um livro extraordinário que ando a ler, todo ele feito com o maior rigor académico. Trata-se da Vida Privada no tempo de Estaline de Orlando Figes, professor de História na Universidade de Londres. Um monumento de saber onde bem se prova que pessoas tipo Pedro Jordão e o seu idolaterado Vasco Gonçalves para vingar as suas ideias usariam meios muito mais repressores que o de Salazar, que não deixou se der um ditador. livro em questão é uma edição Bertrand.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já percebemos que não percebeu nada Raul...Cheio de rigor académico, significa que pelos vistos não é discutivel. Pelo menos para si.
      Esta discussão é tão datada, tão datada, que nem sabemos quem é Pedro Jordão. Colocar isto em paralelismo na actualidade é no minimo absurdo.
      Leia mais amigo...Leia muito.
      Principalmente ingleses que escrevem sobre Estaline ( de quem nem até não gosto...) com todo o rigor académico.

      Eliminar
  9. Comentário de Virgílio Marques, no Facebook (publicado aqui com a sua autorização):

    "É bom que se saiba que este mentiroso oportunista e medíocre, e sua mulher, foram mais que 1 vez a Paris (a sua revolucionária esposa foi dizer poemas com outro declamador, em espectáculos no Oympia, organizados a convite do empresário por Amália). Veio o 25 de Abril passaram a ler a "verdade a que temos direito", a difamar Amália, mas nunca disseram que comeram algumas vezes às suas custas. Para nosso consolo, deles já ninguém fala nem sabem quem são e Amália continuará sempre."

    ResponderEliminar
  10. Se já admirava Amália, como mulher, depois de ouvir isto ainda mais a admiro.
    Fabuloso!

    ResponderEliminar
  11. Tenho de agradecer mil vezes esta gravação completa. Só conhecia um extracto, que não contava a gistória toda, parte do dialogo entre Pedro Jordão e Amália e não se percebia quem falava, alédm de Amália, claro. Também gostava de saber quem é o jornalista que narra a "história".

    ResponderEliminar
  12. E ainda isto, para juntar a história:http://jornaldascortes.com/index.php?option=com_content&task=view&id=284&Itemid=46

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo currículo do senhor Pedro Jordão.
      Quanto ao jornalista, não sei quem era.

      Eliminar
    2. De nada, foi um prazer dar a conhecer a cara do artista interpelador, Alia´s, essa noticia do Jirnal de Cortes (que aqui não faz link, infelizmente) é reveladora da cabecinha do homem...

      Eliminar