7.5.09

Parabéns, Nella Maissa

Nella Maissa retratada por Abel Manta (imagem daqui)

Italiana de nascimento e portuguesa por casamento, Nella Maissa comemora hoje 95 anos de idade. É obra. E a carreira que ela dedicou a compositores portugueses é obra não menos notável. É de salientar a gravação da obra integral para piano de João Domingos Bomtempo, em que a pianista foi acompanhada pela Orquestra Sinfónica de Nuremberga nos quatro concertos. Klauspeter Seibel dirigiu.

Primeiro andamento do Concerto nº 3 op. 7, Allegro Moderato:


Uma biografia de Nella Maissa.

6 comentários:

  1. Ainda me lembro do recital que assisti dela, há uns 4-5 anos, no âmbito ds concertos do Maestro José Atalaya, em Oeiras...

    ResponderEliminar
  2. E Nella Maissa com Leonor Prado(extrordinária violinista e excelente professora, falecida no ano passado)?Belos concertos que as duas faziam....!

    ResponderEliminar
  3. Uma grande Senhora do piano...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  4. Raul8.5.09

    Eu vi Nella Maissa a companhar a Pequena Missa Solene de Rossini na Gulbenkian. Infelizmente não a vi mais nenhuma vez. Tenho, no entanto, 2 Cds do seu Bomtempo, um dos Concertos de Piano e outro das Sonatas. Grande pianista.

    ResponderEliminar
  5. Magnífica pianista, magníficos os concertos de Bomtempo (uma capa muito bem escolhida, também!)

    ResponderEliminar
  6. Nunca tive oportunidade de ouvir Nella Maissa ao vivo (nem Leonor Prado), apenas conheço as suas gravações, principalmente as de Bomtempo.

    PV,
    Muito poderia ser dito sobre a capa deste CD. Hum? Só sei, pelos dois CDs dos concertos, que as gravuras de Sintra representadas nas capas são de Landeman (?).

    ResponderEliminar