Chegaram ontem as notícias da razia. Desapareceram desta vida duas grandes cantoras do século XX: Lisa della Casa (93 anos) e Galina Vishnevskaya (86).
Lisa della Casa, nascida na Suíça, celebrizou-se como grande intérprete de Mozart e de Richard Strauss.
Lisa della Casa, nascida na Suíça, celebrizou-se como grande intérprete de Mozart e de Richard Strauss.
Em "Don Giovanni", com a direcção de Wilhelm Furtwängler:
Como Arabella, um dos grandes papéis da sua vida:
A cantora russa Galina Vishnevskaya abordou um reportório mais abrangente de soprano dramático. Verdi, Puccini e os Russos foram os seus compositores de eleição.
Canções e Danças da Morte, com Rostropovich, seu marido, ao piano:
Querido Paulo permite-me que detaque as 4 últimas canções do Strauss pela della Casa que desafiam a passagem do tempo no que toca a beleza timbrica, sensualidade e charme.
ResponderEliminarSem dúvida, J.
EliminarDuas cantoras de excepção, de estilos completamente opostos, e que tinham de comum serem mulheres muito belas, em especial a Lisa della Casa, cuja beleza foi comparada por uma colega à Elisabeth Taylor.
ResponderEliminarAmbas estão muito documentadas no Youtube. Vale a pena ir ao Yahoo e procurar o que diz o New York Times a propósito das duas cantoras, em especial o que a Vishnevskaya sofreu de humilhações com o regime soviético.
Duas vidas também completamente diferentes: dourada para a Della Casa e dura para a Vishnevskaya. Das gravações que possuo gostava de sublinhar a Dona Elvira da Della Casa e a Liu da Vishnevskaya. Esta última no Scala com a Nilsson e o Corelli.
Obrigado, Raul.
EliminarNão há nada para agradecer. O que é interessante é que no país one estive os últimos dez dias há dois canais de televisão russos e fazendo o percurso dos canais vi que eles estavam dando entrevistas com a Galina Vishnevskaya. Nem passou pela cabeça o motivo e que agora tem toda a lógica.
ResponderEliminar