28.8.07

Couroupita guianensis

No Brasil, é conhecida como abricó-de-macaco,
Couroupita guianensis. (Cannon-ball tree)















































CORRECÇÃO:
Não é só por cá que as placas identificativas das plantas andam às avessas. Esta árvore, que para mim era uma desconhecida, está identificada no Templo Wat Arun como Shorea robusta (sal - a árvore sob a qual o Buda nasceu), o que me induziu em erro nas buscas. Encontrei vários sites que também a identificam assim, mas erradamente. Trata-se, de facto, de uma árvore da mata atlântica, principalmente da região amazónica e das Guianas.
(Agradeço à Lúcia e à Maria Carvalho a ajuda que me deram para esta correcção.)

6 comentários:

  1. Paulo, belíssima! Parece a nossa Couropita guianensis da Amazônia. Fui procurar e vi que está na lista de espécies ameaçadas da IUCN, talvez pela madeira, confira: http://www.iucnredlist.org/search/details.php/32097/all; e sobre as paineiras em flor, olhando as fotos a gente entende porque pássaros e flores foram feitos um para o outro.

    ResponderEliminar
  2. Lúcia, não conhecia esta árvore, mas parece-me que é a mesma... Devido ao valor da madeira, deve ter as mesmas ameaças que a teca e outras madeiras duras.
    Obrigado pela informação que adicionou.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Uma beleza digna de um Buda, diria, se o Buda não considerasse todas as criaturas dignas. É linda!

    Lembro-me da história de que a árvore se inclinou para proteger a mãe e a criança, acho que foi do filme 'o pequeno buda'. Nem que seja só pela lenda, é uma árvore especial!

    ResponderEliminar
  4. Hélas, Jardineira! A placa que identificava a árvore, assim como alguns sites que visitei, estava errada. Mas não deixa de ser uma bela árvore, mesmo que não se tenha inclinado para proteger o pequeno Buda e sua mãe.

    Obrigado.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo2.9.07

    Paulo
    Acho que a Couropita não tem madeira dura, as Bombacáceas tem madeira leve pois são de crescimento rápido, mas parece que a ‘Sal’ verdadeira sim. Sobre a arvore da iluminação de Buda, a árvore-de-buda, conheço apenas por livros mas acho que é uma figueira monumental, a Ficus religiosa.

    ResponderEliminar
  6. Obrigado, Lúcia. A Ficus religiosa é uma árvore monumental, sim. A "sal", Shorea robusta, penso que nem a cheguei a ver... Ou se vi, não a identifiquei.

    Quanto à madeira da Couropita, não sei. Nunca tinha visto a árvore antes, nem tinha ouvido falar dela. Como diz, deve ser uma madeira leve.
    Um abraço.

    ResponderEliminar