23.7.09

Maria de Nisa

A Maria é uma jovem cegonha que perdeu os seus pais devido à secura alentejana. Consta que partiram para longe, talvez em busca de outras águas. A população de Nisa adoptou-a e alimenta-a e ela passeia bem disposta pelas ruas e praças da vila.

E a propósito de águas, no dia 1 de Agosto inaugura o novo complexo termal da Fadagosa de Nisa, onde Joana Vasconcelos exporá mais uma das suas Valquírias. Esta é inspirada no artesanato de Nisa e nos enxovais que tradicionalmente integravam os dotes das noivas nisenses.





14 comentários:

  1. Eu que até não sou grande apreciador de aves, a não ser no prato (heresia!), acho muito bela esta cegonha, que comparo pela sua adopção do povo de Nisa, ao famoso pelicano de Mikonos...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Será que os bebés de Nisa são trazidos pela "Maria" de Paris?

    ResponderEliminar
  3. Fico contente quando sei de comunidades como a de Nisa, que adoptam e cuidam de animais. Bem hajam!

    ResponderEliminar
  4. Meu caro, à uns anos atrás ( muitos anos , pois teria eu cerca de 14-15 anos) lembro-me de ter feito uma visita de estudo a Figueira de Castelo Rodrigo e lá também havia uma cegonha que era a coqueluche da cidade e que tamb+em tinha sido adoptada pela população. Era engraçado vê-la passear pelo jardim central da cidade entre as pessoas, uma particularidade era o facto de ela não voar...

    Um forte abraço***

    ResponderEliminar
  5. Que bonita e simpática que parece a jovem cegonha.Adorava Vê-la ao vivo.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo27.7.09

    Como sabem que é uma cegonha fêmea?

    ResponderEliminar
  7. Caro(a) Anónimo(a),
    Proponho que coloque a questão directamente à população de Nisa, já que os nisenses estão habituados ao convívio das cegonhas e foram eles que baptizaram a Maria. O senhor que vê na foto a alimentá-la chama-a por este nome e ela vem comer quase da sua mão e não parece aborrecida.

    ResponderEliminar
  8. Está muito gira, esta cegonha, posta em pose para as fotos. Adoro cegonhas e por causa desta, um dia destes, ainda vou a Nisa. Não fora a incompatibilidade do queijo com o meu colesterol e já lá estava.

    ResponderEliminar
  9. A parte da Vasconcelos é que já é pior.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo3.8.09

    a maria ja tem mais dois companheiros. Vale a pena ir a nisa pelo queijinho, pela maria e companheiros e pela terra em si. muito bonita e baratinha ;)

    ResponderEliminar
  11. Mas ONDE? se vêem notícias tão belas, com música, flores e aves? Onde param as ninfas e nós?
    Abçs

    ResponderEliminar