28.3.11

Prelúdio

A Helena pede desculpa pela qualidade do som e tal mas isso nem vem ao caso. O caso é que o Matthias já demonstra aqui uma grande sensibilidade para as subtilezas de Chopin, autocriticando-se nestes termos: "aqui devia ter sido mais rápido", "esta passagem saiu muito pesada" ou "aqui está muito bonito". Parabéns, Matthias. A etiqueta com o teu nome está criada.

10 comentários:

  1. A ver mais tarde, como já expliquei à nossa Helena.
    Mas a insatisfação pepétua do artista com a realização é promissora, ou não é?
    Grande beijo, Paulinho.

    ResponderEliminar
  2. Mas que bem! Grande Mathias! Um beijo para mãe, para o pianista e outro para o padrinho.

    ResponderEliminar
  3. Ligar o computador de madrugada e descobrir este post: que bem começa o meu dia!
    Obrigada, Paulo.

    Mas não chegará a pianista (talvez fosse boa ideia rever essa do tag): o professor de matemática que lhes anda a dar o programa de dois anos num só não deixa, o treinador de futebol também não, o assistente de xadrez também não, os amigos também não, e até a mãe dele...

    (Só cá estamos nós os dois, não é? então conto: nunca foi preciso mandá-lo estudar piano. Às vezes até é ele que pergunta se pode estudar, ou se nos incomoda. Está a atravessar a adolescência como os outros, com as dificuldades inerentes, mas também ousando alguns passos por dentro de Chopin, Debussy, Satie. Este rapaz é uma benção que nos aconteceu.) (Fim do interlúdio "mãe feliz")

    ResponderEliminar
  4. Teresa,
    Assim me parece. O verdadeiro artista nunca fica completamente satisfeito com o resultado do seu trabalho. Acha sempre que poderia ter feito melhor.

    Helena,
    Não digas uma coisa dessas! O Matthias gosta de tocar piano, gosta de jogar futebol e, se calhar, até gosta de matemática. Deixa-o organizar o seu próprio tempo [eu ensinando a missa ao padre]. Como bem sabes, a matemática não lhe fará mal nenhum quando ele estiver a estudar Bach e Mozart, e o xadrez também não deve estorvar.

    ResponderEliminar
  5. FanaticoUm,
    O Matthias agradece.

    Io,
    Pois é: Grande Matthias! Beijo para ti também.

    ResponderEliminar
  6. E se ele começa a jogar xadrez à moda de Chopin?...
    Não lhe digo nada. Acho que o rapaz tem jeito para muita coisa, gosto que ele se entregue com tanto interesse a tudo, mas é-lhe difícil escolher uma coisa a que se vai dedicar inteiramente e ignorar as outras.
    E para chegar a pianista tinha de estudar várias horas por dia.
    (sim, foi o Lang Lang que me contou...)

    ResponderEliminar
  7. O Matthias decidirá, mas não custa nada incentivar. Ele que estude, mando eu.

    ResponderEliminar
  8. Ah, isso é outro falar!
    Sim, senhor. Assim se fará.
    :-)

    (achas que se ele for uns meses para San Francisco, a ver se aprende por dentro de si próprio os ritmos boogie e tal, se estraga?)

    ResponderEliminar
  9. Estraga agora! Far-lhe-á bem, para a 111.

    ResponderEliminar