5.11.07

Helicónias

Originárias da América tropical e das ilhas do Pacífico, são parentes próximas das bananeiras e das estrelícias. Em Inglês, chamam-lhes "lobster-claw" e "false bird-of-paradise". O nome Heliconia vem do monte Helicon, associado às musas na mitologia grega.
Existem, supostamente, cem a duzentas espécies do género Heliconia.
Família: Heliconiaceae


7 comentários:

  1. As "Helicónias" estão lindas na fotografia.
    Que mais surpresas terá a natureza para nos ofertar, através da tua câmara fotográfica?

    ResponderEliminar
  2. Às vezes quase tenho uma pontinha de inveja com essas belezas tropicais que vocês têm aí no sul! Aqui temos que proteger as estrelícias para evitar que fiquem feias com o frio (ou tínhamos porque o tempo já não é o que era)

    A planta que perguntaste no cores é uma piracanta e aquelas bagas têm um sabor que lembra vagamente a maçã - a piracanta é uma rosácea. Dentro de algum tempo os pássaros já terão dado conta das bagas todas, por isso aproveitei para fotografar.

    bj

    ResponderEliminar
  3. Cara Cigarra, a natureza está sempre a surpreender-nos.

    Jardineira, não pus a informação no texto, mas fica aqui registada: estas helicónias ainda são tailandesas...

    ResponderEliminar
  4. Anónimo6.11.07

    Paulo
    Esta família é toda maravilhosa, aliás, eram todas pertencentes à família Musaceae!
    E qual será esta sua Helicônia?

    ResponderEliminar
  5. Lúcia, não sei dizer... No meio de tantas dezenas de espécies, algumas são semelhantes. Tem alguma sugestão? Muitas espécies são originárias do Brasil.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo6.11.07

    Paulo, oi
    Difícil sem a flor inteira. A primeira foto parece ser de espécie de flor pendente com brácteas de cor vermelha única e raque também vermelha; pode ser a H. revoluta da Venezuela ou as hibridas, H. pendula x ou H. collinsiana x que não tem camada cerosa na bractea; a segunda flor precisaria ver se a flor é pendente ou ereta, mas poderia ser uma H. flava ... se tiver mais fotos, fica mais fácil...se não na próxima viagem!

    ResponderEliminar
  7. Obrigado, Lúcia. A primeira helicónia é pendente e a segunda é erecta. Parece-me difícil a identificação, devido às imensas espécies híbridas...

    ResponderEliminar