15.8.11

Num país lá muito longe

Foi assim que acabou "Lohengrin", ontem, em Bayreuth, segundo a visão maldisposta de Hans Neuenfels.


21 comentários:

  1. Um final algo polémico...

    ResponderEliminar
  2. Um "algo" muito grande, Pinguim.

    ResponderEliminar
  3. muito polémico, de facto, mas o espectáculo em si foi marcante.

    ResponderEliminar
  4. FanaticoUm,
    Marcante, sim, mas não necessariamente no bom sentido. Das ratazanas à cena final, todas as ideias do encenador me parecem de um mau gosto inconcebível e totalmente desprovidas de sentido.

    ResponderEliminar
  5. Sábias palavras, Paulo.
    Mas que raio de gosto anda agora de moda, o culto do feio ! Ultrapassa-me...

    ResponderEliminar
  6. Paulo,
    Concordo com o que diz, mas o impacto visual é marcante e totalmente fora do que habitualmente se vê. Sou, como sabe, muito avesso a encenações modernas, mas confesso que esta me deixou com vontade de a ver ao vivo. E achei as interpretações vocais de Petra Lang e de Klaus Florian Vogt soberbas.

    ResponderEliminar
  7. FanaticoUm:
    não sou avesso a encenações modernas, já as vi que me deslumbraram: um King Arhur, de Purcell, dir. Harnoncourt; uma Theodora de Händel em Glyndebourne, dir Christie; um Don Giovanni encenado por Sellars...

    O problema é serem MÁS no sentido em que desvalorizam ou prejudicam a música e o canto; fazem rir onde se deve chorar ou vice versa; sobrepõem o ego do encenador, com a sua mensagem modernaça particular (em geral, crítica social e política) ao conteúdo histórico da obra; contrastam excessivamente um gosto pelo "feio", "inarmonioso", "deselegante", com a estética musical e do canto onde a beleza, harmonia e elegância estão presentes.

    ResponderEliminar
  8. Ah , e tem toda a razão quanto a Petra Lang e Klaus Vogt. Mas saem prejudicados pela palhaçada, não?

    ResponderEliminar
  9. Recordo que quem estreou esta produção, no ano passado, foi o Kaufmann, que logo se retirou. Gosto de pensar que terá sido por achar a encenação horrível. O "Lohengrin" que ele cantou em Munique, embora muito feio, ganha imenso quando comparado com este. Na minha opinião, a nível vocal também.

    ResponderEliminar
  10. Caro Mário,
    Concordo consigo. Eu sou ainda mais conservador que o Mário e, à partida, vou predisposto a não gostar quando sei que é uma encenação moderna. Por vezes acabo por me deixar surpreender. Neste caso, como vi na televisão, gostaria de ver o efeito ao vivo (isto não quer dizer que gostasse).
    E há sempre uma alternativa que um amigo meu profundo amante e conhecedor de Wagner (que não é o meu colega de blogue wagner_fanatic) aconselha e faz - quando o que se passa no palco não é agradável, fecham-se os olhos e aprecia-se a música. Eu confesso que não consigo fazê-lo.

    Caro Paulo,
    Sou um admirador incondicional do Kaufmann e, para mim, ele é o melhor Lohengrin no activo. Mas a encenação de Munique (que já vi ao vivo) é (também) horrível!!

    Cumprimentos a ambos

    ResponderEliminar
  11. Não tenho nada contra encenações modernas. O que me interessa é se são bonitas e fazem sentido - ou se pelo menos não perturbam a fruição da música, o que actualmente já é quase muito bom - ou se, pelo contrário, além de serem feias, deturpam o significado da obra e comprometem a interpretação de músicos e cantores .

    ResponderEliminar
  12. O "Lohengrin" de Munique também é muito disparatado, FanaticoUm. Mas, ainda assim, acho essa encenação menos má que esta.

    ResponderEliminar
  13. Esta é nojenta. Pode ser um conceito brilhante mas passar uma série de horas repugnada e terminar com uma cena final que parece ser a mais repugnante de todas não me apetece muito.

    ResponderEliminar
  14. Os clips foram retirados, Gi. Não temos de olhar mais para eles.

    ResponderEliminar
  15. Pensei que era por estar a tentar ver no reader. Mas pelos vistos não perdi grande coisa :)

    ResponderEliminar
  16. Depende do ponto de vista, Teresa. Na minha (nada modesta) opinião, não.

    ResponderEliminar
  17. Comparativamente a este arremedo da autoria de Hans Neuenfels, a encenação de Munique perfila-se perfeitamente tolerável.

    Klaus Florian Vogt, que tive a fortuna de ver ao vivo, e Petra Lang são dois dos mais interessantes intérpretes wagnerianos da actualidade. A inteligência dramático-vocal patenteada por ambos afigura-se extremamente salutar no actual panorama lírico.

    ResponderEliminar
  18. Hugo,
    Comparativamente a este arremedo da autoria de Hans Neuenfels, a encenação de Munique perfila-se perfeitamente tolerável.
    É exactamente o que eu acho.

    ResponderEliminar
  19. Elsa Mendes18.8.11

    Olá, Paulo!
    Estou de férias, não tive acesso ao Arte, e fiquei desolada quando vi que a transmissão ia passar...
    Gostava imenso de a ver, espero que mais tarde ou mais cedo possa segui-la no Mezzo ou no Brava. Não desgostei do Lohengrin de Munique, pelo menos havia um conceito claro, e a tónica da estética não era o tom horripilante, embora também tenha transparecido uma certa vulgaridade que não queremos ver associada a Wagner. Enfim, os encenadores já não sabem o que fazer... fico à espera de conseguir ver a obra de Neuenfels...

    ResponderEliminar
  20. Elsa,
    Penso que não vale a pena martirizar-se. Qualquer dia ele há-de passar outra vez num desses canais de televisão. Espero que tenha tido óptimas férias.

    ResponderEliminar