Especialmente para quem não pôde seguir a transmissão de O Navio Fantasma em directo de Nápoles no passado dia 19, eis agora a oportunidade de ouvir três excertos: a Balada de Senta (Elisabete Matos), o dueto com Erik (Will Hartmann) e o final da ópera.
Quem assistiu ao Anel de Graham Vick em Lisboa há-de recordar-se do Loge de Will Hartmann em "Das Rheingold".
Preis deinen Engel und sein Gebot! Hier steh ich, treu dir bis zum Tod!
Breaking News: A RAI Radio 3 vai transmitir a estreia de "Der Fliegende Holländer" em directo do San Carlo de Nápoles. É amanhã, dia 19, às 19h30 de cá. Elisabete Matos será novamente Senta, desta vez com este elenco:
Holandês, Juha Uusitalo
Daland, Stanislav Shvets
Erik, Will Hartmann
Mary, Elena Zilio
Homem do Leme, Enzo Peroni
Lembra o João Ildefonso que Caballé nasceu há oitenta anos (e dois dias). A sua proposta é que ouçamos este excerto de "Norma", como ela a cantou no Teatro de São Carlos em 1972. Visca, Montse. Parabéns.
José Carlos Araújo em ensaio (perdoai a qualidade do telemóvel)
Está a decorrer na Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves um ciclo de recitais de cravo por José Carlos Araújo. Hoje foi o primeiro e o programa era constituído por obras de autores portugueses dos séculos XVI a XVIII. Um ciclo que se recomenda: José Carlos Araújo é um jovem cravista e organista de grande talento, como pode comprovar já a seguir, neste excerto de um recital no Museu da Música, em 2011, em que ele tocou sonatas de Carlos Seixas.
Tome nota na agenda. As datas dos próximos recitais são como segue, sempre às 19h00 e com entrada livre. Além disso, enquanto estiver a ouvir o som belíssimo do cravo de José Carlos Araújo (construído por Andrew Wooderson segundo o original de Ioannes Ruckers de 1628), estará rodeado por quadros de Columbano, Malhoa, João Vaz, Silva Porto...
18 Abril (5.ª feira): J. S. Bach, Suites Francesas (1722-1725) 25 Abril (5.ª feira): J. S. Bach | Couperin | Forqueray: Pièces de Clavecin 2 Maio (5.ª feira): J. S. Bach, Partitas I, II, IV (Clavier Übung I, 1731) 4 Maio (Sábado): J. S. Bach, Partitas III, V, VI (Clavier Übung I, 1731) 9 Maio (5.ª feira): J. S. Bach, Suites Inglesas (ca. 1718) 16 Maio (5.ª feira): Carlos Seixas: Sonatas para cravo
Em Setembro do ano passado, Ileana Cotrubas esteve de visita a Lisboa para assistir a um concerto no Teatro de São Carlos, no qual o seu amigo Adriano Jordão tocou a Balada para piano e orquestra de Luís de Freitas Branco com a Orquestra de Macau.
Ileana Cotrubas actuou várias vezes em São Carlos - a última delas como Charlotte, ao lado do Werther de Alfredo Kraus - e despediu-se do público de Lisboa com um concerto memorável no Teatro de São Luiz, já lá vão para cima de vinte anos. Em 1990, recebeu a condecoração de Grande-Oficial da Ordem de Sant'Iago da Espada.
A Senhora Cotrubas, sem papas na língua, deu muito gentilmente uma entrevista a Jorge Rodrigues e Miguel Carranca registou a conversa na sua câmara. Porém, inconveniências das várias agendas só agora permitiram que a entrevista, devidamente traduzida e legendada, visse a luz do dia.
Os nossos agradecimentos à Terra Líquida Filmes e a Ricardo Espírito Santo, pelo entusiasmo, pela disponibilidade e pela generosidade, e uma menção especial a Pedro Miguel Ferreira, que dedicou várias horas a colar as legendas no sítio.