14.5.07

Amarelas - Alentejo

(1 e 2 são Cistaceae...)
1 - Halimium ou Helianthemum(?)
2 - Tuberaria guttata(?)
3 - Hypericum perforatum (ler no Dias com Árvores)

6 comentários:

  1. Também fiquei na dúvida!

    O 1 parece-me um helianthemum, mas sem nenhuma certeza.

    Relativamente ao hypericum, uma forma mais ou menos segura de o identificar é olhar as folhas à transparência, vêm-se pontos mais claros que parecem furos, daí o nome perforatum. Mas creio que ainda não está em flor, pelo menos por aqui, e a fazer justiça ao nome germânico (erva de s.joão) só deve florir na altura de S. João.

    ResponderEliminar
  2. Vamos ficando na dúvida... De facto, os alemães chamam ao hipericão, Johannisktaut. Mas na Alemanha a Primavera chega sempre um pouquinho mais tarde que ao Alentejo. Obrigado.

    ResponderEliminar
  3. Não é o meu lírio roxo do campo, isso é certo, criado na Primavera, aquele do desejava amor saber, ai, ai, a tua intenção qual era...
    Bjs. desta alentejana criada no campo e, por isso, mais ligada nas sensações e menos nos nomes delas, a não ser para fazer poesia ou cantá-la.

    ResponderEliminar
  4. Minha querida alentejana. Que lindas são as flores da Primavera na tua terra, independentemente dos seus nomes, que foram atribuídos por alguém que se interessou tanto por elas que lhes deu nomes poéticos. Helianthemum significa "Flor do Sol", do Grego "helios" = sol, "anthos" = flor. Um grande beijo para ti.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo25.5.07

    Depois de algumas pesquisas...
    Parece um heliathemum canum ou tuberaria, mas também sem certezas.
    de facto a 2 parece uma tuberaria guttata.
    Beijos
    Isabel

    ResponderEliminar
  6. Obrigado, Isabel. Eu prefiro a hipótese da Flor do Sol... Gosto do nome e assenta-lhe bem.
    Bjs.

    ResponderEliminar