Morreu hoje, aos 89 anos. Poderia ter escolhido outras cenas, mas optei por estas, em que Bergman se debruça sobre os conflitos entre pais e filhos.
Ingrid Bergman e Liv Ullmann em "Sonata de Outono" (legendas para quê?).(luvgod)
Erland Josephson e Börje Ahlstedt em "Saraband", que foi o seu último filme, magistral.
(ropbo)
Também estou muito triste. Era um dos meus realizadores favoritos.
ResponderEliminarNunca nos conformamos com estas perdas, por muito que saibamos da sua inevitabilidade.
Gosto dos vídeos que escolheste.
Bjs.
Tenho uma cópia da Sonata de Outono, um filme que me acompanhou durante muito tempo. Uma interpretação fantástica da Liv Ulmann. Foi bom recordar esta cena mais uma vez
ResponderEliminarUm beijinho
Ana, se gostas de "Sonata de Outono", é urgente veres "Saraband". Achei-o um dos filmes mais belos dos últimos anos. Filmado com a mestria da simplicidade, sem artifícios visuais, um verdadeiro testamento.
ResponderEliminarGuida, suponho que viste...
Caro Paulo
ResponderEliminarNão vi nem um, nem o outro! Pois deixei praticamente de ver filmes ou de ir ao cinema há muito tempo....
Tenho muito que fazer na velhice! Mas para elea ainda falta muito tempo....
Mas são lindos,e que bom rever a Liv Ullman. Por acaso tive pena de não perceber o que dizem aqui.
Beijinho
Terpsichore, são dois filmes fundamentais. Nesta cena de Sonata de Outono, Ingrid Bergman, no papel de uma grande pianista, faz uma demonstração técnica à filha, Liv Ullmann, pianista frustrada que vive na sombra da mãe. É mais um grande psicodrama de Bergman. Procura e vê, com urgência.
ResponderEliminarUm beijo também.
Li que ias de férias?...
ResponderEliminarNão me lembro como se chama o filme dele com uma mulher que tinha cancro... Vis-te? Gostei mais desse embora me assustasse, do que do sétimo selo, que foi o último que vi. Já foi há muito tempo, era miúda.
Beijinho
Penso que te referes a O Silêncio. Também vi há muito tempo... Acho que está na hora de revermos uma série de filmes fundamentais.
ResponderEliminarVou fechar para férias, sim.
Bj e boas férias.