12.3.08

Ameixoeira-de-jardim

As ameixoeiras-de-jardim são nossas amigas. São escortanhadas, servem de poste para amarrar as bicicletas-a-motor e insistem em dar-nos alegria.



(Não digam nada... Eles não repararam nesta...)

Prunus cerasifera

7 comentários:

  1. Olá Paulo. É realmente uma árvore com uma grande dádiva alegrando jardins e avenidas nesta altura, alheia a todos os maus-tratos que vai sofrendo ao longo do ano.
    Em relação ao post anterior, as fotos são de uma kerria japonica? É que se é, como parece, não sei o que se passa com a minha que ainda não tem flores. Aliás, aproveitei um bocadinho de tempo para visitar os amigos e reparei que quase todos se referem às suas lindas flores. Será que estas malandras se guardam para mais tarde nesta zona dando assim a possibilidade de as podermos usufruir por um tempo mais dilatado, principalmente por aqueles que viajam facilmente entre o sul e o norte?
    Ai, ai, estas meninas...

    ResponderEliminar
  2. Adoro estas árvores de folhagem escura avermelhada durante todo o ano.A floração é belíssima e os frutos apesar de muito ácidos para os humanos, servem belas refeições a outros seres.

    ResponderEliminar
  3. Miguel, podaram as ameixoeiras-de-jardim e as olaias (um pouco mais acima) há uma semana. Esta, coitada, já deu este raminho de flores. As olaias parecem mortas. Uma das quatro ameixoeiras ficou esquecida.

    Ana, penso que as flores amarelas do "post" anterior não são de Kerria japonica mas sim de uma espécie de jasmim, como disse a Lúcia.
    Quanto ao atraso das flores, há que aguardar pacientemente... A Primavera ameaça mas o Inverno apenas a deixa ir espreitando.

    ResponderEliminar
  4. Acho que é uma forma de rebeldia. Querem dizer que é impossível serem totalmente controladas pelas tesouras e serras. Por isso dão flores como se nada tivesse acontecido.

    Agora fiquei de novo confusa em relação à planta do post anterior. Quando li a resposta da Maria fui ver à minha 'Botanica' mas não tinha foto para a Rosa banksiae, no entanto a descrição corresponde, e se procurarmos no google por este nome aparece esta planta. Eu tinha muitas dúvidas que fosse uma rosa porque é um tanto diferente das rosas mais conhecidas, mas hoje fui cheirar uma e realmente cheira a rosas. Por isso voto na Rosa.

    Em relação ao post de cima, os adeptos de feng shui acreditam que a planta da primeira foto atrai dinheiro. Por isso o dono deste telhado foi duplamente abençoado (bem... talvez não)

    É bom ver o Valkirio cheio de sol e energia de novo!

    ResponderEliminar
  5. Obrigado, Jardineira. Penso que a resposta está dada. Também voto na "rosa sem espinhos".

    Quanto à planta que atrai dinheiro, não sei. Do telhado da casa já sobra pouco. Talvez tenha saído o Euromilhões ao dono e ele se tenha mudado para aqui.

    ResponderEliminar
  6. Eu não queria, nem por nada. Aquilo é um sítio perigoso, com o aquecimento global e a subida do nível dos oceanos.

    (Que é como quem diz, estão verdes, não prestam!)

    ResponderEliminar
  7. Perigosíssimo, mesmo. Vem uma maré-viva, para não falar em tsunamis, e lá se vão as palmas por água abaixo.

    ResponderEliminar