17.5.08

Opus 111

(A invenção do jazz)

Claudio Arrau toca a sonata nº 32, op. 111, de Beethoven, em 1970.

1 - Maestoso - Allegro con brio ed appassionato
(googooeugene)

2 - Arietta: Adagio molto semplice e cantabile(Spexter1337)

6 comentários:

  1. Um dos maiores pianistas que já tive a felicidade de aplaudir ao vivo.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Pinguim, imagino que há-de ter sido sublime.

    ResponderEliminar
  3. É engraçado, nunca tinha pensado em Beethoven como a invenção do jazz! Também nunca pensaria que Bach pudesse ser tocado em estilo jazz se não tivesse ouvido... (jazz continua a ser um território um pouco obscuro para mim)

    Outra coisa curiosa, não tenho a certeza se não estou a confundir, mas acho que foi o Charlie Brown que me apresentou esta sonata!

    ResponderEliminar
  4. Jardineira, pode parecer anacrónico, mas o segundo andamento tem ritmos que só apareceram em versão popular cem anos mais tarde. Dizer que Beethoven estava avançado um século será exagero, contudo consigo imaginar a Josephine Baker a dançar vestida de bananas ao som daquelas variações.

    ResponderEliminar
  5. O conceito Jazz tem as costas largas - embora discorde da designação "popular", apenas e somente por não me parecer que o povo em geral ou o grande público se interesse muito por ele. Mas não há dúvida de que há muito "charleston" nesse andamento. Quanto ao pianista, superlativo.

    ResponderEliminar
  6. Cigarra, é certo que não se verifica uma grande adesão ao jazz por parte do grande público, mas referia-me mais precisamente à popularidade que o "charleston" atingiu nos anos '20. Além disso, os ritmos jazzy têm raízes populares.

    ResponderEliminar