Acho muito curioso que Leonardo da Vinci tenha pintado o que parece ser uma araucária no séc. XV. Elas (ou árvores muito semelhantes) ter-se-ão extinguido da Europa muito antes de Leonardo e muito tempo passou até que tivessem sido reintroduzidas. Ou não?
Diria que é um cedro, Cedrus libani pela distribuição das ramadas (que em exemplares mais idosos lembram as da Araucaria heterophylla) e, naturalmente, por razões históricas/religiosas.
ResponderEliminarObrigado, Maria. Também penso que seja um cedro. Teríamos aqui matéria para Dan Brown romancear se assim não fosse. Interessante é mesmo a semelhança com a Araucaria heterophylla.
ResponderEliminarE está a fazer-me falta voltar a Florença e ver a Anunciação ao vivo.
ResponderEliminarInfelizmente não percebo absolutamente nada de Botânica, por isso não posso entrar na discussão; apenas queria dizer que sou fã de Anunciações e esta é uma das minhas preferidas (tenha uma araucária ou não!)
ResponderEliminarA mim está a fazer-me falta ver uma Araucaria heterophylla.
ResponderEliminarAh e eu a pensar que tínhamos aqui mais um elemento para uma teoria de conspiração suculenta e vegetal neste caso :-)
ResponderEliminarNos Açores há muitas araucárias, mas francamente, nesta "Anunciação" não me parece ver nenhuma.
ResponderEliminarTalvez cedro, sim.
Para que fique claro: a espécie de araucária em causa é a A. heterophylla. Também aqui.
ResponderEliminarN.B. Em causa = parecida com a árvore da pintura
ResponderEliminarÉ verdade que esta é uma obra do jovem Leonardo, «cópia» de uma outra Anunciação (de Cedri, que, segundo Vasari, pertenceu a Verrocchio, mestre de Leonardo), onde se notam imperfeições, até de perspectiva. Mas as plantas a crescer no jardim e a flor perfeita na mão do anjo indicam que é improvável que, conhecendo uma araucária-de-Norfolk, árvore do Pacífico, Leonardo a usasse para ilustrar uma cena que, diz quem viu, ocorreu no Médio Oriente.
ResponderEliminarE Leonardo conhecer uma araucária-de-Norfolk seria um mistério maior que o do sorriso da Gioconda. Não me admiraria tanto se ele pintasse uma na cena da Anunciação caso a conhecesse.
ResponderEliminar