Sá Fernandes terá dito ao Expresso que Lisboa vai ter mais 42 jacarandás. Acho bem. Podiam até ser mais 420, para compensar a fraca floração deste ano. Ora vá lá ler a Boa Notícia.
Boa! Gosto. E gosto também da explicação do Lérias que adiantaste no facebook para a fraca floração dos jacarandás este ano. Dá esperança que tudo volte ao normal em breve.
Io, Não sei qual será a razão (ou as razões). A Boa Notícia diz que, segundo Pedro Lérias, a fraca floração se deve ao Outono quente que tivemos em 2009, o que causou uma floração extra. Mas isso é habitual em Lisboa. Daí eu continuar a pensar que eles não gostaram mesmo nadinha do Inverno arrastado, que parecia interminável, e por isso floriram mais tarde, quando normalmente já começam a perder as flores e a ganhar folhagem.
Gi, Os jacarandás floridos são sempre lindos e andam por aí alguns cheios de boa vontade. Mas os das Avenidas Novas, por exemplo, não atingiram a espampanância a que nos habituaram.
Duende, Nos últimos tempos também têm sido plantados pinheiros mansos, oliveiras, azinheiras, sobreiros, medronheiros, etc. No entanto, Lisboa tem um clima propício a uma grande variedade de espécies exóticas e não vejo razão para não aproveitar essa vantagem. O que eu quero é que se plantem árvores, muitas e bonitas, e que as deixem crescer.
Ano passado apanhei sementes no chão da Av. 5 de Outubro, em Lisboa. Coloquei num vazinho "em estudo" e o q é facto é q já lá está um mini-mini jacarandàzinho!!!
Faro, Lagos também gozam da beleza destas lindas árvores.
ResponderEliminarDe facto, Benó. Também os conheço. Obrigado pela visita.
ResponderEliminarDas árvores mais belas que conheço.
ResponderEliminarBoa! Gosto. E gosto também da explicação do Lérias que adiantaste no facebook para a fraca floração dos jacarandás este ano. Dá esperança que tudo volte ao normal em breve.
ResponderEliminarIo,
ResponderEliminarNão sei qual será a razão (ou as razões). A Boa Notícia diz que, segundo Pedro Lérias, a fraca floração se deve ao Outono quente que tivemos em 2009, o que causou uma floração extra. Mas isso é habitual em Lisboa. Daí eu continuar a pensar que eles não gostaram mesmo nadinha do Inverno arrastado, que parecia interminável, e por isso floriram mais tarde, quando normalmente já começam a perder as flores e a ganhar folhagem.
Paulo, vi hoje en passant que os jacarandás do Parque Eduardo VII continuam lindos :-)
ResponderEliminarGi,
ResponderEliminarOs jacarandás floridos são sempre lindos e andam por aí alguns cheios de boa vontade. Mas os das Avenidas Novas, por exemplo, não atingiram a espampanância a que nos habituaram.
Ah, mas a moda que aí vem vai ser a das cerejeiras ;) esperem para ver!! e claro a flora nativa, fica um tanto mais reduzida.
ResponderEliminarOs do Funchal estão bonito, mas também com menos flores que o habitual...
ResponderEliminarAlberto,
ResponderEliminarO Inverno aí foi duro...
Duende,
Nos últimos tempos também têm sido plantados pinheiros mansos, oliveiras, azinheiras, sobreiros, medronheiros, etc. No entanto, Lisboa tem um clima propício a uma grande variedade de espécies exóticas e não vejo razão para não aproveitar essa vantagem. O que eu quero é que se plantem árvores, muitas e bonitas, e que as deixem crescer.
Ano passado apanhei sementes no chão da Av. 5 de Outubro, em Lisboa. Coloquei num vazinho "em estudo" e o q é facto é q já lá está um mini-mini jacarandàzinho!!!
ResponderEliminarFina,
ResponderEliminarTambém já tive um jacarandazinho que nasceu de uma semente do Parque Eduardo VII. Não resistiu a este Inverno.