5.6.10

Mais Jacarandás

Sá Fernandes terá dito ao Expresso que Lisboa vai ter mais 42 jacarandás. Acho bem. Podiam até ser mais 420, para compensar a fraca floração deste ano. Ora vá lá ler a Boa Notícia.


(imagem do Boas Notícias)

12 comentários:

  1. Faro, Lagos também gozam da beleza destas lindas árvores.

    ResponderEliminar
  2. De facto, Benó. Também os conheço. Obrigado pela visita.

    ResponderEliminar
  3. Das árvores mais belas que conheço.

    ResponderEliminar
  4. Boa! Gosto. E gosto também da explicação do Lérias que adiantaste no facebook para a fraca floração dos jacarandás este ano. Dá esperança que tudo volte ao normal em breve.

    ResponderEliminar
  5. Io,
    Não sei qual será a razão (ou as razões). A Boa Notícia diz que, segundo Pedro Lérias, a fraca floração se deve ao Outono quente que tivemos em 2009, o que causou uma floração extra. Mas isso é habitual em Lisboa. Daí eu continuar a pensar que eles não gostaram mesmo nadinha do Inverno arrastado, que parecia interminável, e por isso floriram mais tarde, quando normalmente já começam a perder as flores e a ganhar folhagem.

    ResponderEliminar
  6. Paulo, vi hoje en passant que os jacarandás do Parque Eduardo VII continuam lindos :-)

    ResponderEliminar
  7. Gi,
    Os jacarandás floridos são sempre lindos e andam por aí alguns cheios de boa vontade. Mas os das Avenidas Novas, por exemplo, não atingiram a espampanância a que nos habituaram.

    ResponderEliminar
  8. Ah, mas a moda que aí vem vai ser a das cerejeiras ;) esperem para ver!! e claro a flora nativa, fica um tanto mais reduzida.

    ResponderEliminar
  9. Os do Funchal estão bonito, mas também com menos flores que o habitual...

    ResponderEliminar
  10. Alberto,
    O Inverno aí foi duro...

    Duende,
    Nos últimos tempos também têm sido plantados pinheiros mansos, oliveiras, azinheiras, sobreiros, medronheiros, etc. No entanto, Lisboa tem um clima propício a uma grande variedade de espécies exóticas e não vejo razão para não aproveitar essa vantagem. O que eu quero é que se plantem árvores, muitas e bonitas, e que as deixem crescer.

    ResponderEliminar
  11. Fina9.6.10

    Ano passado apanhei sementes no chão da Av. 5 de Outubro, em Lisboa. Coloquei num vazinho "em estudo" e o q é facto é q já lá está um mini-mini jacarandàzinho!!!

    ResponderEliminar
  12. Fina,
    Também já tive um jacarandazinho que nasceu de uma semente do Parque Eduardo VII. Não resistiu a este Inverno.

    ResponderEliminar