2.3.11

Ninguém durma

Há um aspecto interessante nesta história. É que existem pessoas que gostam de cantar e até se ajeitam, e serão decerto mais que as que aparecem nestes programas. Seria bom que diversificassem o reportório mas, por conta de Pavarotti e do futebol, Nessun dorma é a ária que toda a gente conhece e puxa mais aplausos que Non piangere, Liù ou Ch'ella mi creda, para ficarmos em Puccini.
Imaginemos agora que essas pessoas tinham a possibilidade de estudar canto a sério e que havia teatros em Portugal onde elas pudessem cantar.

12 comentários:

  1. Excelente; mas há um outro concorrente muito interessante, neste campo.

    ResponderEliminar
  2. Pinguim,
    Ouvi o outro concorrente (Eduardo Marques) no blogue do Plácido. Não sei se há mais.

    Plácido,
    O caso Carlos Cardoso parece-me muito diferente. Estudou piano, estuda canto, tem 25 anos e canta Nessun dorma daquela maneira. Gostaria de o ouvir noutras condições e que ele experimentasse ir a concursos de canto que não os caça-talentos televisivos. O Luísa Todi é já em Junho e ele pode inscrever-se até 29 de Abril.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo7.3.11

    Paulo,
    Só agora me apercebi deste teu post (desculpa, mas disperso-me tanto...) e este rapaz TEM Talento!, é verdade. Devia ir à selecção "Luisa Todi". Que bom seria podermos contar com ele...

    Guida M.

    ResponderEliminar
  4. Ora essa, Guida!
    Eu também acho que tem e gostaria de saber como é a voz dele ao vivo.

    ResponderEliminar
  5. Estou boquiaberta. Oh pá este miúdo tem de ser ajudado. É impressionante. Estou com a Guida: aqui há muito talento. Maravilha de post, miúdo. Vou partilhar.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo8.3.11

    A minha opinião é que deveria ser aproveitado o talento destas pessoas, não para entreter banais pessoas como estas, mas para enriquecer a Música em Portugal. Se tivesse oportunidade de falar com essas pessoas diria para deixar tretas dessas de lado e se dedicarem ao verdadeiro humanismo que é a beleza da Ópera.

    L.F. Costa

    ResponderEliminar
  7. Io,
    Também acho que ele tem de ser ajudado.

    L.F. Costa,
    De acordo quanto à necessidade de apoiar o talento e de enriquecer a música em Portugal. Não gosto é quando diz entreter banais pessoas como estas. O público alvo de Carlos Cardoso será outro, mas eu já ficaria muito contente se algumas das pessoas que o ouviram começassem a interessar-se pela ópera.

    ResponderEliminar
  8. Claro, "Estudou piano, estuda canto, tem 25 anos e canta Nessun dorma daquela maneira.", e já foi caçado no YouTube a defender-se anonimamente a si próprio!...
    Além disso, d"essa maneira" também muitos outros cantam. No que me diz respeito, só pus o outro no blog como fait-divers para encher chouriço...

    ResponderEliminar
  9. PS: não se esqueça que, mesmo com amplificação vocal, ele não se ouviu por cima dos aplausos...

    ResponderEliminar
  10. Não sei qual é essa história de ele se defender anonimamente no YT. De qualquer modo, o que me interessa neste caso é o facto de podermos ouvir o Carlos Cardoso ao vivo (tiremos então tudo a limpo) e saber que ele está a tentar seguir uma carreira como cantor lírico. Pela minha parte, desejo que tudo lhe corra bem e espero que o meu pressentimento se confirme.

    ResponderEliminar
  11. Quanto ao YT, procure os filmes dele, e encontrará umas discussões muito acesas. Penso que o nome dele é algo como TenorPower, ou ao contrário. A dada altura (depois de muitos dolorosos erros ortográficos), o outro responde "não sei que mais, e pensas que não sei que és tu?". Daí para a frente, acabou a conversa. :-P
    Talvez passe por S. Carlos.

    ResponderEliminar