28.2.12

Charme tardo-socialista

Vista de Berlim-Leste a partir de uma torre de Potsdamerplatz

A praça mais feia de Berlim é, naturalmente, Alexanderplatz. Há quem diga que nela se encontra o mais puro spätsozialistischer Charme. Os edifícios que a contornam foram construídos por volta de 1970 e a sua traça corresponde marcadamente ao gosto da ex-RDA. O Alex, como a praça é chamada pelos Berlinenses, era o coração de Berlim-Leste (faça o Fototour e carregue em nächstes Bild para ver as imagens).

Fomos ao encontro de Carlos Bica num espaço dedicado às artes situado na antiga Casa da Hungria, o HBC, bem perto de Alexanderplatz, e que é mais uma relíquia da arquitectura de interiores tardo-socialista. Entra-se e tem-se a sensação de que ainda existe muro. É um mimo na Szene cultural berlinense.
Ouvimos um pouco da criação musical de novos compositores alemães. Carlos Bica é um dos elementos do Move String Quartet, onde toca com a violoncelista e compositora Susanne Paul, membro da Composers' Orchestra Berlin. Esta orquestra foi fundada em 2010 e é composta por músicos/compositores que se movem entre o jazz, a música clássica, a música popular, a improvisação.
There is no fixed line-up: the composers can select instruments from the pool, to develop a brand-new and innovative orchestral repertoire with stylistic influences ranging from classical to jazz and from folk to free…. the music written for this band has no exclusion zones.
Não posso dizer que tenhamos ficado encantados com tudo o que ouvimos, mas gostámos da experiência, do contrabaixo de Carlos Bica e da atmosfera criada pelas obras de Susanne Paul (ouça, por exemplo, Lamento e Desorientango). 

Também gostámos do charme tardo-socialista, claro.

6 comentários:

  1. Tenho de ir mais vezes para aqueles lados. É quase como mudar de continente, mas pode-se ir de metro...

    ResponderEliminar
  2. :-D
    Mas ali perto da Alex há prédios reconstruídos em redor de pátios que são uma graça.

    ResponderEliminar
  3. Concordo com o que dizes da Alexanserplatz.
    Mas a antiga Berlim Leste, em edifícios monumentais é mais bonita do que a elegante parte oeste.
    Mas agora está tudo a ser reformulado, desde a queda do muro...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Pinguim. Quando a cidade foi dividida calhou ao Leste ficar com a Ilha dos Museus, a catedral, o palácio que depois destruíram e que agora vai ser reconstruído, etc.

      Eliminar