22.11.07

Amadeo em Hamburgo

De 2 de Dezembro de 2007 a 30 de Março de 2008, os alemães poderão conhecer a obra do maior pintor modernista português (ler no Público). Em colaboração com a Fundação Calouste Gulbenkian, a Ernst Barlach Haus vai expor quase setenta obras de Amadeo pertencentes ao Centro de Arte Moderna.

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)
Ein Pionier aus Portugal

A exposição pretende dar visibilidade ao percurso de "um pioneiro de Portugal" que é praticamente desconhecido no estrangeiro. Em 1906, Amadeo deixa o curso de arquitectura em Lisboa, faz as malas e parte para Paris, para se dedicar à pintura. Conhece Modigliani, Sonia e Robert Delaunay, Picasso, entre outros vultos do modernismo parisiense. Experimenta todas as correntes vanguardistas então em voga - o fauvismo, o orfismo, o cubismo, o futurismo - e Otto Freundlich apresenta-lhe o expressionismo alemão dos movimentos "Die Brücke" e "Der Blaue Reiter".

Sem título, cerca de 1912, aguarela

Em 1913, após expor em Munique, Londres, Moscovo e Nova Iorque, participa também no Primeiro Salão de Outono Alemão, em Berlim, um importante marco na história da arte moderna. Os seus quadros são comprados por vários coleccionadores, as críticas são favoráveis e o talento de Souza-Cardoso é reconhecido. Com o início da Primeira Guerra Mundial, Amadeo regressa a Portugal. Continua a pintar mas, em época de crise e num país pouco dado a modernismos, acaba por quase cair no esquecimento.
A gripe espanhola leva-o aos trinta anos de idade.

Sem título (retrato de Paul Alexandre?),
cerca de 1917, óleo sobre tela

6 comentários:

  1. Hola, Paulo.

    Reconozco mi ignorancia sobre este pintor... parece mentira que España y Portugal estén tan cerca y que, en lugar de mirarse de frente, parezca que se están dando la espalda...

    ResponderEliminar
  2. Olá Marian.

    Nem sempre é assim. Por vezes nota-se um esforço, de ambos os lados, para tentar conhecer a cultura do vizinho. Paula Rego tem actualmente uma exposição importante em Madrid, no Reina Sofia. O pobre Amadeo continua um desconhecido mas, com o tempo, e se nos olharmos cada vez mais de frente, as coisas hão-de mudar.

    ResponderEliminar
  3. Oi Paulo
    Quer dizer que este olhar tão expressivo é do talentoso Amadeo. Embora não o conhecesse já me sinto intima deste olhar, tantas vezes o admirei! E ainda mais um modernista, apreciei saber.

    ResponderEliminar
  4. Lúcia. Este olhar expressivo, como diz, está cá desde que existe o valkirio. Para que conste, as razões são duas e simples: considero-o um dos melhores pintores portugueses de todos os tempos e sempre fui fascinado pelo olhar de Amadeo.

    ResponderEliminar
  5. Também é dos meus pintores portugueses favoritos. Não sei se viste na Gulbenkian, há uns anos atrás, uma retrospectiva muito completa da sua obra. Fiquei fascinada. Anos mais tarde, voltei a ver mais algumas obras suas no Museu de Amarante. Fico muito contente de saber que vai haver esta exposição em Hamburgo.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  6. Vi essa exposição na Gulbenkian, sim. Em 198... E a mais recente também. Não sei como está o Museu de Amarante agora mas a sua colecção é fundamental para quem quiser conhecer Amadeo.

    ResponderEliminar