6.3.08

Alta tensão na Batalha

Entramos no Claustro Real do Mosteiro da Batalha e deparamo-nos com postes de alta tensão, ligados por uma mangueira que transporta água num circuito fechado a partir da fonte que se encontra junto do refeitório. Supostamente o motor bombeia a água de modo a que bolhas de ar passeiem pelo claustro, dentro do tubo, mas o efeito perde-se porque algo está a funcionar mal. Logo me pergunto se não há obras urgentes a levar a cabo no monumento, que possam ser subsidiadas pela EDP e proporcionar-lhe uma melhor publicidade que aquelas estruturas metálicas, que só nos trazem à memória o impacto que a produção e a distribuição de energia eléctrica causam na paisagem.

Mas a EDP é que sabe e resolveu patrocinar sete criações artísticas a instalar nas sete maravilhas de Portugal, entre 30 de Novembro de 2007 e 5 de Agosto de 2008. Na Batalha poderemos admirar a obra de Susana Anágua até 22 de Abril. As outras seis maravilhas receberão intervenções de Ângela Ferreira, Fernanda Fragateiro, Joana Vasconcelos, João Tabarra, Miguel Palma e Pedro Cabrita Reis. Desejo-lhes melhor sorte.



"A Cinética do Silêncio", 2007
Aço, mangueira cristal, água e bomba Hidráulica

O Claustro Real é analisado como espaço de geometria fechada que propõe uma relação limitada com o exterior. O silêncio e o movimento caracterizam a vivência do espaço.
A instalação é composta por estruturas metálicas e um circuito fechado de tubagens transparentes onde a água, interrompido por bolhas de ar, circula desde a nascente e volta à sua origem. A água é retirada da fonte que se situa na extremidade do claustro através de uma bomba/motor de água que bombeia toda a tubagem.
O circuito é suspenso por quatro estruturas metálicas, que pelo seu desenho lembram os postes de alta tensão que povoam a nossa paisagem natural e sustentam os cabos de circulação da energia eléctrica.

8 comentários:

  1. Pois, o efeito estetico não me parece o melhor, parece q um gato gigante andou a brincar com um novelo de lã pelos claustros do mosteiro ;-)

    ResponderEliminar
  2. Gintoino, o efeito é mais assustador que a ideia de um gato gigante a brincar com novelos. Pensaria antes em monstros de ficção científica que ali deixaram a baba pendurada, ou em anacondas à espera do melhor momento para nos amarrarem.

    ResponderEliminar
  3. Pela descrição e pela foto isto parece-me horrendo.

    Lembrei-me, por oposição, de uma instalação que vi em Istambul: vou pôr uma foto aqui.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo7.3.08

    Oi Paulo
    Algumas destas 'modernas' instalações não são muito felizes e antes assustadoras, felizmente a função é até relativamente boa, como denunciar... e as vezes nos fazer dar boas gargalhadas com os comentários que elas inspiram...

    ResponderEliminar
  5. Que coisa mais estapafúrdia.

    ResponderEliminar
  6. Quase apetece fazer um comentário maldoso.

    Ao ler o teu post e o do dias com árvores lembrou-me da sensação que tive há uns anos quando vivi uns meses noutro país europeu - que no meu país 'fechava os olhos', criava uma barreira para não ver à minha volta. A sensação continua. Apetece, e acho que muitos o fazem inconscientemente, como forma de protecção. Fecham os olhos, e frequentemente os ouvidos também. Só que ficamos com os sentidos atrofiados...

    ResponderEliminar
  7. Hoje encontrei isto
    num blog e lembrei-me deste teu post, embora não tenha nada a ver, eu sei :)

    Não sei se conheces, é uma árvore que 'canta', na realidade pelo filme não parece cantar grande coisa, mas ouvi-la ao vivo é capaz de ser uma sensação interessante.

    ResponderEliminar
  8. Obrigado, Jardineira. Não conhecia esta árvore musical. Talvez seja interessante ao vivo. É, pelo menos, mais engraçada que os postes de alta tensão.

    ResponderEliminar