17.3.11

Lucia, perdona - I

Natalie Dessay como Lucia di Lammermoor
No próximo Sábado, Natalie Dessay cantará directamente de Nova Iorque para a Avenida de Berna. Como a bilheteira online nos diz que o evento se encontra esgotado, resta tentar a sorte.
A estreia da ópera "Lucia di Lammermoor", de Donizetti, baseada na novela "The Bride of Lammermor", de Walter Scott, deu-se no San Carlo de Nápoles em 1835. Durante muito tempo Lucia foi relegada para a prateleira das óperas que tinham como único interesse a possibilidade que davam às cantoras de demonstrar as suas capacidades técnicas. Até que Callas a desenterrou e, usando a coloratura como forma de expressão dramática e não como mera habilidade, lhe deu nova vida. Não será de mais lembrar a referência absoluta que é a célebre gravação de Berlim (1955), com Callas, Di Stefano e Karajan, como não se pode falar de Lucia sem que nos venham à memória as vozes de Joan Sutherland e de Alfredo Kraus, que estes ouvidos ouviram no velhinho Liceu de Barcelona.

Dessay retoma o papel que interpretou no Met em 2007. Foi assim, com harmónica de vidro e tudo:





8 comentários:

  1. Bilhetes adquiridos logo nos primeiros dias ^^

    ResponderEliminar
  2. Gostaria de estar na Gulbenkian para poder comparar com a récita a que assisti no MET recentemente. Infelizmente não me é possível.

    A harmónica de vido foi substituida pela flauta e Dessay não está tão em forma como em 2007. De qualquer forma foi uma récita memorável.

    (Chamo a atenção para Calleja)

    ResponderEliminar
  3. Plácido,
    É um homem prevenido.

    Alberto,
    Também já ouvi dizer que desta vez não temos direito a harmónica de vidro. É pena. De resto, estarei atento (se puder).

    ResponderEliminar
  4. J. Ildefonso.19.3.11

    Gosto muito da harmonica de vidro na Lucia. Tenho a gravação da Sills já muito velhinha que creio ter sido a primeira a cumprir com os desejos do compositor.

    ResponderEliminar
  5. La Dessay es fabulosa, mucho más allá de su musicalidad, ella es una artista completa que no interpreta el personaje, lo VIVE.
    Un fenómeno

    ResponderEliminar
  6. J. Ildefonso,
    Sei da existência dessa gravação mas não a conheço.

    Joaquim,
    Completament d'acord.

    ResponderEliminar
  7. J. Ildefonso.21.3.11

    É muito interessante já várias vezes falei sobre os seus meritos no Blog Opera e Demais Interesses.
    O Bergonzi é arrebatador e a Sills desenha uma Lucia muito original e extraordinariamente bem cantada. Também é interessante e oportuna por a Sills ter um peso vocal e tipo de voz semelhante à Dessay quiçá com um timbre mais vulgar.
    A má reputação da Sills deve-se a uma série de gravações a partir de meados do anos 70 que são realmente de muito mau gosto e que ofuscam os méritos do início de carreira da cantora.

    ResponderEliminar
  8. J. Ildefonso,
    Hei-de procurar essa gravação. A harmónica de vidro na cena da loucura faz uma grande diferença. Num dos intervalos da récita, Natalie Dessay disse que tinha pedido para voltarem a usá-la mas desta vez não foi possível. E foi pena.

    ResponderEliminar