20.3.07

O Brilho das Imagens no M. N. Arte Antiga

Do site do Museu Nacional de Arte Antiga

Pintura e Escultura Medieval do Museu Nacional de Varsóvia (séculos XII-XVI)

1 de Março a 17 de Junho de 2007

A selecção de peças é bem demonstrativa da evolução das principais expressões criativas e das declinações formais da Arte Gótica num vasto espaço territorial centro-europeu, surpreendendo não só pela escala e magnificência visual de muitas das pinturas e esculturas que integram este percurso expositivo, como também pela complexidade dos seus referentes plásticos face a modelos e centros polarizadores (Itália e Flandres) da arte ocidental europeia durante a Baixa Idade Média.
Ora evidenciando um franco acolhimento de influência externas, ora privilegiando linguagens de cariz mais local e vernacular, as obras expostas propõem assim, para além do seu imediato potencial de deslumbramento, uma intensa percepção das relações entre centros e periferias artísticas num largo período histórico (séculos XII-XVI), estimulando também nesse contexto um diálogo fundamental com a diversidade do próprio acervo do MNAA em pintura e escultura.
Se tivermos em conta que num âmbito nacional e internacional a cedência temporária de pinturas e esculturas de idêntica cronologia e de idêntica fragilidade material deixou de ser uma prática recorrente para se transformar num facto singular, não há dúvida que a possibilidade de ver um tão relevante conjunto de obras medievais temporariamente retiradas, pela primeira vez, da notável exposição permanente do principal museu da Polónia, constitui uma oportunidade rara e um acontecimento a não perder.
A inclusão de “O Brilho das Imagens” na programação de exposições temporárias do Museu Nacional de Arte Antiga em 2007 conta uma vez mais com o apoio concedido pelo seu mecenas exclusivo, o Millennium bcp.

Visitas guiadas pelo Serviço de Educação, com inscrição presencial no próprio dia:

Terça a Sexta-Feira às 15h 00m.

Domingos 1 de Abril, 6 de Maio e 3 de Junho às 11h 30m e 15h 30m.

Para marcação de visitas de grupo, contactar o Serviço de Educação pelo telefone 213912824 (directo) ou 213912800 (geral).

Tirado do site do MNAA

2 comentários:

  1. É uma exposição pobre com obras menores que nem sequer enchem o olho do incauto. A pintura é de cariz ingénuo e nada erudito.As esculturas são de qualidade artesanal com apenas duas excepções.Uma Maria Dolorosa que chora de lenço na mão e um prato com a cabeça de S.João Baptista.
    O MNAA gastou dinheiro a fazer uma exposição de qualidade REGIONAL.Assim não vale a pena!

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pela tua opinião. Eu ainda não pude ir ver a exposição...
    Apenas quis registar o acontecimento, que acredito ser de pouco interesse.

    ResponderEliminar